PEDROALTINO.COM.BR

Temas católicos, Liturgia diária, Salmos, Santos do dia.

28/02 – Santo Osvaldo e São Leandro

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

santo-osvaldoSanto Osvaldo

(bispo e confessor)

“Muitos dos primeiros serão últimos, e muitos dos últimos, primeiros” Mt 19,30
Homem célebre, venerado ainda hoje, é o Arcebispo de York, na Inglaterra, que antes fora Bispo de Worcester. Seu nome, OSVALDO. Era de origem dinamarquesa. apesar de pertencer à alta nobreza, deixou tudo e fez-se padre.
Depois, passou para o Continente, na França, onde construiu diversas igrejas abaciais, ou abadias.
Teve o mérito de introduzir liturgias mais adaptadas ao povo. E é muito significativo que ele tenha sido morto depois de lavar os pés a doze pobres, enquanto cantava o “Glória”. Era o ano de 992.

Os grandes e os pequeninos misturam o sangue com o de Cristo, e o mundo rejuvenesce com a generosidade das testemunhas do Pai.

sao-leandro2São Leandro

São Leandro que lembramos hoje, nasceu na Cartagena em 520. Pertencia a uma família muito religiosa e recebeu ótima formação cultural e religiosa, por isso ainda jovem discerniu sua vocação e entrou no mosteiro beneditino na Espanha. Defensor da pureza da fé, e zeloso missionário São Leandro viveu num contexto em que os rei visigodo se opunha ao trabalho evangelizador, já que era ariano. Sagrado Bispo e assumindo Servilha, São Leandro mesmo diante da oposição do rei conseguiu converter a muitos, principalmente através das escolas Católicas. Depois de fazer importantes viagens e contatos com Gregório Magno São Leandro voltou a sua cidade e continuou sua missão, que avançou depois da conversão do filho do rei que depois da morte do pai, assumiu o trono. Chamado apóstolo dos Godos o Santo Bispo Leandro depois de uma vida cheia de trabalho, dores e merecimentos entrou para o céu em 600 com oitenta anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Últimas Postagens

Destaques