PEDROALTINO.COM.BR

Temas católicos, Liturgia diária, Salmos, Santos do dia.

12/09 – São Guido de Anderlecht

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

São Guido de Anderlecht

São Guido nasceu na região belga de Brabante. Manso e generoso, Guido mostrou desde muito jovem o seu desapego dos bens terrenos, dando tudo o que possuía aos pobres. Desejoso de vida ascética, deixou também a casa paterna e em Laken, perto de Bruxelas, escolheu o encargo de sacristão do vigário, para se tornar útil ao próximo e ao mesmo tempo se dedicar à oração e às piedosas praticas de ascese cristã. A certa altura da sua vida, não por desejo de lucro, mas para constituir um fundo a favor dos pobres, pôs-se a fazer comércio.

São Guido vestiu o hábito e peregrino e percorreu por sete anos as longas e inseguras estradas da Europa para visitar os maiores santuários da cristandade. Foi a Roma e depois prosseguiu para a Terra Santa. Quando retornava desta longa peregrinação doente e fraco, ficou na casa de um sacerdore de Anderlecht, cidadezinha perto de Bruxelas, da qual tomou o nome e morreu pouco tempo depois.

A São Guido, no decorrer dos séculos a devoção se difundiu. Assim sob a proteção do humilde sacristão, filho de camponeses, acolheram-se os trabalhadores da lavoura, camponeses, sacristãos, cocheiros. São Guido protege os estábulos, as escuderias e em particular os cavalos, que durante a festa anual de Anderlecht são benzidos ao término de uma procissão folclórica. Como parece ter morrido de disenteria seu nome é invocado pelos que sofrem desse mal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Últimas Postagens

Destaques