PEDROALTINO.COM.BR

Temas católicos, Liturgia diária, Salmos, Santos do dia.

17/12 – São Lázaro de Betânia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

sao-lazaro-de-betaniaSão Lázaro de Betânia

Comemoramos no dia 17 São Lázaro de Betânia, na Judéia, irmão de Marta e Maria, uma família que Jesus amava e visitava com freqüência. Em vida, Lázaro foi tocado pelo poder de Jesus que lhe restituiu a vida, fazendo-o sair do túmulo. Não só a estrondosa ressurreição do túmulo, mas também o culto com que a Igreja o honrou no curso dos séculos. O evangelista São João faz referências ao milagre. Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro estava no túmulo. Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. Marta vendo que Jesus estava chegando, correu ao seu encontro dizendo: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora eu sei: Tudo o que pedires a Deus, ele te dará”. Jesus respondeu: Teu irmão vai ressuscitar”. A narração com a insólita abundancia de detalhes, constitui um dos pontos salientes do quarto evangelho, pois a ressurreição de Lázaro assume, além de fato histórico, o valor de símbolo e de profecia, como a prefiguração da ressurreição de Cristo.

Mais tarde São Lázaro tornou-se bispo de Chipre. Foi no século X que o imperador Leão VI transportou suas relíquias de Chipre para Constantinopla.

Oremos: Senhor, quando todas as esperanças haviam se perdido Jesus devolveu a Lázaro, seu amigo, a vida, libertando-o de todas as amarras da morte. Que hoje possamos ouvir no íntimo de nós a palavra que ele filho Jesus: “Lázaro, sai para fora! Desamarrem e deixem que ele ande. (João 11,43.44). Ajudai-nos a crer com firmeza na realidade do céu e do inferno.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Últimas Postagens

Destaques