Salmos Ano “C”

SALMOS DO ANO “C”

ANO C- 1º DOMINGO DO ADVENTO- SL. 25/26
R- SENHOR, MEU DEUS! SENHOR, MEU DEUS! SENHOR, MEU DEUS! A VÓS ELEVO A MINHA ALMA!
1- MOSTRAI-ME, SENHOR, VOSSOS CAMINHOS E FAZEI-ME CONHECER A VOSSA ESTRADA! VOSSA VERDADE ME ORIENTE E ME CONDUZA, PORQUE SOIS O DEUS DA MINHA SALVAÇÃO!
2- O SENHOR É PIEDADE E RETIDÃO, E RECONDUZ AO BOM CAMINHO OS PECADORES. ELE DIRIGE OS HUMILDES NA JUSTIÇA, E AOS POBRES ELE ENSINA O SEU CAMINHO.
3- VERDADE E AMOR SÃO OS CAMINHOS DO SENHOR, PARA QUEM GUARDA SUA ALIANÇA E SEUS PRECEITOS. O SENHOR SE TORNA ÍNTIMO AOS QUE O TEMEM, E LHES DÁ A CONHECER SUA ALIANÇA.

ANO C – 2º DOMINGO DO ADVENTO- SL. 126/125 
R- MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR, EXULTEMOS DE ALEGRIA!
1- QUANDO O SENHOR RECONDUZIU NOSSOS CATIVOS, PARECÍAMOS SONHAR; ENCHEU-SE DE SORRISO NOSSA BOCA, NOSSOS LÁBIOS DE CANÇÕES.
2- ENTRE OS GENTIOS SE DIZIA: “MARAVILHAS FEZ COM ELES O SENHOR!” SIM, MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR, EXULTEMOS DE ALEGRIA!
3- MUDAI A NOSSA SORTE, Ó SENHOR, COMO TORRENTES NO DESERTO. OS QUE LANÇAM AS SEMENTES ENTRE LÁGRIMAS, CEIFARÃO COM ALEGRIA.
4-CHORANDO DE TRISTEZA SAIRÃO, ESPALHANDO SUAS SEMENTES; CANTANDO DE ALEGRIA VOLTARÃO, CARREGANDO OS SEUS FEIXES!

ANO C- 3º DOMINGO DO ADVENTO- IS. 12
R- EXULTAI CANTANDO ALEGRES, HABITANTES DE SIÃO, PORQUE É GRANDE EM VOSSO MEIO O DEUS SANTO DE ISRAEL.
1- EIS O DEUS, MEU SALVADOR, EU CONFIO E NADA TEMO. O SENHOR É MINHA FORÇA, MEU LOUVOR E SALVA- ÇÃO.COM ALEGRIA BEBEREIS DO MANANCIAL DA SALVAÇÃO, E DIREIS NAQUELE DIA: “DAI LOUVORES AO SENHOR!”
2- INVOCAI SEU SANTO NOME, ANUNCIAI SUAS MARAVILHAS, ENTRE OS POVOS PROCLAMAI QUE SEU NOME É O MAIS SUBLIME. LOUVAI CANTANDO AO NOSSO DEUS, QUE FEZ PRODÍGIOS E PORTENTOS.
3- PUBLICAI EM TODA A TERRA SUAS GRANDES MARAVILHAS! EXULTAI CANTANDO ALEGRES, HABITANTES DE SIÃO, PORQUE É GRANDE EM VOSSO MEIO O DEUS SANTO DE ISRAEL!

ANO C- 4º DOMINGO DO ADVENTO- SL. 80/79
R- ILUMINAI A VOSSA FACE SOBRE NÓS, CONVERTEI-NOS PARA QUE SEJAMOS SALVOS!
1- Ó PASTOR DE ISRAEL, PRESTAI OUVIDOS, VÓS QUE SOBRE OS QUERUBINS VOS ASSENTAIS, APARECEI CHEIO DE GLÓRIA E ESPLENDOR! DESPERTAI VOSSO PODER, Ó NOSSO DEUS E VINDE LOGO NOS TRAZER A SALVAÇÃO!
2- VOLTAI-VOS PARA NÓS, DEUS DO UNIVERSO! OLHAI DOS ALTOS CÉUS E OBSERVAI. VISITAI A VOSSA VINHA E PROTEGEI-A! FOI A VOSSA MÃO DIREITA QUE A PLANTOU; PROTEGEI-A, E AO REBENTO QUE FIRMASTES!
3- POUSAI A MÃO POR SOBRE O VOSSO PROTEGIDO, O FILHO DO HOMEM QUE ESCOLHESTES PARA VÓS! E NUNCA MAIS VOS DEIXAREMOS, SENHOR DEUS! DAI-NOS A VIDA E LOUVAREMOS VOSSO NOME!

ANO C – NATAL DO SENHOR – MISSA DA NOITE – SL. 96/95
R – HOJE NASCEU PARA NÓS O SALVADOR, QUE É CRISTO O SENHOR.
1- CANTAI AO SENHOR DEUS UM CANTO NOVO, CANTAI AO SENHOR DEUS, Ó TERRA INTEIRA! CANTAI E BENDIZEI SEU SANTO NOME!
2- DIA APÓS DIA ANUNCIAI SUA SALVAÇÃO, MANIFESTAI A SUA GLÓRIA ENTRE AS NAÇÕES, E ENTRE OS POVOS DO UNIVERSO OS SEUS PRODÍGIOS!
3- O CÉU SE REJUBILE E EXULTE A TERRA, APLAUDA O MAR COM O QUE VIVE EM SUAS ÁGUAS, OS CAMPOS COM SEUS FRUTOS REJUBILEM E EXULTEM AS FLORESTA E AS MATAS.
4- NA PRESENÇA DO SENHOR, POIS ELE VEM, PORQUE VEM PARA JULGAR A TERRA INTEIRA. GOVERNARÁ O MUNDO TODO COM JUSTIÇA, E OS POVOS JULGARÁ COM LEALDADE.

NATAL DE JESUS- MISSA DO DIA- SL . 98/97
R- OS CONFINS DO UNIVERSO CONTEMPLARAM A SALVAÇÃO DE NOSSO DEUS.
1- CANTAI AO SENHOR UM CANTO NOVO, PORQUE ELE FEZ PRODÍGIOS! SUA MÃO E O SEU BRAÇO FORTE E SANTO ALCANÇARAM-LHE A VITÓRIA.
2- O SENHOR FEZ CONHECER A SALVAÇÃO, E ÀS NAÇÕES, SUA JUSTIÇA; RECORDOU O SEU AMOR SEMPRE FIEL PELA CASA DE ISRAEL.
3- OS CONFINS DO UNIVERSO CONTEMPLARAM A SALVAÇÃO DE NOSSO DEUS. ACLAMAI O SENHOR DEUS, Ó TERRA INTEIRA, ALEGRAI-VOS E EXULTAI!
4- CANTAI SALMOS AO SENHOR AO SOM DA HARPA E DA CÍTARA SUAVE! ACLAMAI, COM OS CLARINS E AS TROMBETAS, AO SENHOR, O NOSSO REI!

ANO C – MISSA DO DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA- SL.128/127
R- FELIZES OS QUE TEMEM O SENHOR E TRILHAM SEUS CAMINHOS!
1- FELIZ ÉS TU SE TEMES O SENHOR E TRILHAS SEUS CAMINHOS! DO TRABALHO DE TUAS MÃOS HÁS DE VIVER, SERÁS FELIZ, TUDO IRÁ BEM!
2- A TUA ESPOSA É UMA VIDEIRA BEM FECUNDA NO CORAÇÃO DE TUA CASA; OS TEUS FILHOS SÃO REBENTOS DE OLIVEIRA AO REDOR DE TUA MESA.
3- SERÁ ASSIM ABENÇOADO TODO O HOMEM QUE TEME O SENHOR. O SENHOR TE ABENÇOE DE SIÃO, CADA DIA DE TUA VIDA.

ANO C – SOLENIDADE DA SANTA MARIA MÃE DE DEUS -SL 67/66
R – QUE DEUS NOS DÊ A SUA GRAÇA E SUA BENÇÃO.
1. QUE DEUS NOS DÊ A SUA GRAÇA E SUA BENÇÃO, E SUA FACE RESPLANDEÇA SOBRE NÓS! QUE NA TERRA SE CONHEÇA O SEU CAMINHO E A SUA SALVAÇÃO POR ENTRE OS POVOS.
2. EXULTE DE ALEGRIA A TERRA INTEIRA, POIS JULGAIS O UNIVERSO COM JUSTIÇA; OS POVOS GOVERNAIS COM RETIDÃO, E GUIAIS, EM TODA A TERRA, AS NAÇÕES.
3. QUE AS NAÇÕES VOS GLORIFIQUEM, Ó SENHOR, QUE TODAS AS NAÇÕES VOS GLORIFIQUEM! QUE O SENHOR E NOSSO DEUS NOS ABENÇOE, E O RESPEITEM OS CONFINS DE TODA TERRA!

ANO C – 2º DOMINGO DEPOIS DO NATAL SL 148/147
R – A PALAVRA SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NOS.
1. GLORIFICA O SENHOR, JERUSALÉM! Ó SIÃO, CANTA LOUVORES AO TEU DEUS! POIS REFORÇOU COM SEGURANÇA AS TUAS PORTAS, E OS TEUS FILHOS EM TEU SEIO ABENÇOOU.
2. A PAZ EM TEUS LIMITES GARANTIU E TE DÁ COMO ALIMENTO A FLOR DO TRIGO. ELE ENVIA SUAS ORDENS PARA A TERRA, E A PALAVRA QUE ELE DIZ CORRE VELOZ.
3. ANUNCIA A JACÓ SUA PALAVRA, SEUS PRECEITOS, SUAS LEIS A ISRAEL. NENHUM POVO RECEBEU TANTO CARINHO, A NENHUM OUTRO REVELOU OS SEUS PRECEITOS.

ANO C – EPIFANIA DO SENHOR – SL 72/71
R – AS NAÇÕES DE TODA A TERRA, HÃO DE ADORAR-VOS, Ó SENHOR!
1. DAÍ AO REI VOSSOS PODERES, SENHOR DEUS, VOSSA JUSTIÇA AO DESCENDENTE DA REALEZA! COM JUSTIÇA ELE GOVERNE O VOSSO POVO, COM EQUITUDE ELE JULGUE OS VOSSOS POBRES.
2. NOS SEUS DIAS A JUSTIÇA FLORIRÁ E GRANDE PAZ, ATÉ QUE A LUA PERCA O BRILHO! DE MAR A MAR ESTENDERÁ O SEU DOMÍNIO, E DESDE O RIO ATÉ OS CONFINS DE TODA A TERRA!
3. OS REIS DE TÁRSIS E DAS ILHAS HÃO DE VIR, E OFERECER-LHE SEUS PRESENTES E SEUS DONS; E TAMBÉM OS REIS DE SEBA E DE SABÁ, HÃO DE TRAZER-LHE OFERENDAS E TRIBUTOS. OS REIS DE TODA A TERRA HÃO DE ADORÁ-LO, E TODAS AS NAÇÕES HÃO DE SERVI-LO.
4. LIBERTARÁ O INDIGENTE QUE SUPLICA, E O POBRE AO QUAL NINGUÉM QUER AJUDAR. TERÁ PENA DO INDIGENTE E DO INFELIZ, E A VIDA DOS HUMILDES SALVARÁ.

ANO C – BATISMO DO SENHOR – SL 29/28
R – QUE O SENHOR ABENÇOE COM A PAZ O SEU POVO.
1. FILHOS DE DEUS, TRIBUTAI AO SENHOR, TRIBUTAI-LHE A GLÓRIA E O PODER! DAI-LHE A GLÓRIA DEVIDA AO SEU NOME; ADORAI-O COM SANTO ORNAMENTO!
2. EIS A VOZ DO SENHOR SOBRE AS ÁGUAS, SUA VOZ SOBRE AS ÁGUAS IMENSAS! EIS A VOZ DO SENHOR COM PODER! EIS A VOZ DO SENHOR MAJESTOSA.
3. SUA VOZ NO TROVÃO REBOANDO! NO SEU TEMPLO OS FIÉIS BRADAM: “GLÓRIA!” É O SENHOR QUE DOMINA OS DILÚVIOS, O SENHOR REINARÁ PARA SEMPRE! 

ANO C- 1º DOMINGO DA QUARESMA- SL. 91/90
R- EM MINHAS DORES, Ó SENHOR, PERMANECEI JUNTO DE MIM!
1- QUEM HABITA AO ABRIGO DO ALTÍSSIMO E VIVE À SOMBRA DO SENHOR ONIPOTENTE, DIZ AO SENHOR: “SOIS MEU REFÚGIO E PROTEÇÃO, SOIS O MEU DEUS, NO QUAL CONFIO INTEIRAMENTE”.
2- NENHUM MAL HÁ DE CHEGAR PERTO DE TI, NEM A DESGRAÇA BATERÁ À TUA PORTA; POIS 
O SENHOR DEU UMA ORDEM A SEUS ANJOS PARA EM TODOS OS CAMINHOS TE GUARDAREM.
3- HAVERÃO DE TE LEVAR EM SUAS MÃOS, PARA O TEU PÉ NÃO SE FERIR NALGUMA PEDRA. PASSARÁS POR SOBRE COBRAS E SERPENTES, PISARÁS SOBRE LEÕES E OUTRAS FERAS.
1- “PORQUE A MIM SE CONFIOU, HEI DE LIVRÁ-LO E PROTEGÊ-LO, POIS MEU NOME ELE CONHECE. AO INVOCAR-ME HEI DE OUVÍ-LO E ATENDÊ-LO E A SEU LADO EU ESTAREI EM SUAS DORES”.

ANOC- 2º DOMINGO DA QUARESMA – SL. 27/26
R- O SENHOR É MINHA LUZ, É MINHA LUZ E SALVAÇÃO!
1- O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO; DE QUEM EU TEREI MEDO? O SENHOR É A PROTEÇÃO DA MINHA VIDA; PERANTE QUEM EU TREMEREI?
2-Ó SENHOR, OUVI A VOZ DO MEU APELO ATENDEI POR COMPAIXÃO! MEU CORAÇÃO FALA CONVOSCO CONFIANTE É VOSSA FACE QUE EU PROCURO.
3- NÃO AFASTEIS EM VOSSA IRA O VOSSO SERVO, SOIS VÓS O MEU AUXÍLIO! NÃO ME ESQUEÇAIS NEM ME DEIXEIS ABANDONADO, MEU DEUS E SALVADOR!
4- SEI QUE A BONDADE DO SENHOR EU HEI DE VER NA TERRA DOS VIVENTES. ESPERA NO SENHOR E TEM CORAGEM, ESPERA NO SENHOR!

ANO C- 3º DOMINGO DA QUARESMA- SL.103/102
R- O SENHOR É BONDOSO, É BONDOSO E COMPASSIVO!
1- BENDIZE, Ó MINHA ALMA, AO SENHOR, E TODO O MEU SER, SEU SANTO NOME! BENDIZE, Ó MINHA ALMA, AO SENHOR, NÃO TE ESQUEÇAS DE NENHUM DE SEUS FAVORES!
2- POIS ELE TE PERDOA TODA CULPA, E CURA TODA A TUA ENFERMIDADE; DA SEPULTURA ELE SALVA A TUA VIDA E TE CERCA DE CARINHO E COMPAIXÃO.
3-O SENHOR É INDULGENTE, É FAVORÁVEL, É PACIENTE, É BONDOSO E COMPASSIVO. QUANTO OS CÉUS POR SOBRE A TERRA SE ELEVAM TANTO É GRANDE O SEU AMOR AOS QUE O TEMEM.

ANO C- 4º DOMINGO DA QUARESMA- SL. 34/33
R- PROVAI E VEDE, PROVAI E VEDE, PROVAI E VEDE! QUÃO SUAVE É O SENHOR!
1- BENDIREI O SENHOR DEUS EM TODO O TEMPO, SEU LOUVOR ESTARÁ SEMPRE EM MINHA BOCA. MINHA ALMA SE GLORIA NO SENHOR; QUE OUÇAM OS HUMILDES E SE ALEGREM!
2- COMIGO ENGRANDECEI AO SENHOR DEUS, EXALTEMOS TODOS JUNTOS O SEU NOME! TODAS AS VEZES QUE O BUSQUEI, ELE ME OUVIU, E DE TODOS OS TEMORES ME LIVROU.
3- CONTEMPLAI A SUA FACE E ALEGRAI-VOS, E VOSSO ROSTO NÃO SE CUBRA DE VERGONHA! ESTE INFELIZ GRITOU A DEUS, E FOI OUVIDO, E O SENHOR O LIBERTOU DE TODA ANGÚSTIA.

ANO C- 5º DOMINGO DA QUARESMA- SL. 126/125
R- MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR, EXULTEMOS DE ALEGRIA!
1- QUANDO O SENHOR RECONDUZIU NOSSOS CATIVOS, PARECÍAMOS SONHAR; ENCHEU-SE DE SORRISO NOSSA BOCA, NOSSOS LÁBIOS DE CANÇÕES.
2- ENTRE OS GENTIOS SE DIZIA: “MARAVILHAS FEZ COM ELES O SENHOR!” SIM, MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR, EXULTEMOS DE ALEGRIA!
3- MUDAI A NOSSA SORTE, Ó SENHOR, COMO TORRENTES NO DESERTO. OS QUE LANÇAM AS SEMENTES ENTRE LÁGRIMAS, CEIFARÃO COM ALEGRIA.
4-CHORANDO DE TRISTEZA SAIRÃO, ESPALHANDO SUAS SEMENTES; CANTANDO DE ALEGRIA VOLTARÃO, CARREGANDO OS SEUS FEIXES!

ANO C- SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS- SL 23/22
R-O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ; NÃO ME FALTA COISA ALGUMA.
1- O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ; NÃO ME FALTA COISA ALGUMA. PELOS PRADOS E CAMPINAS VERDEJANTES ELE ME ELEVA A DESCANSAR. PARA AS ÁGUAS REPOUSANTES ME ENCAMINHA, E RESTAURA AS MINHAS FORÇAS.
2- ELE ME GUIA NOS CAMINHO MAIS SEGURO, PELA HONRA DO SEU NOME. MESMO QUE EU PASSE PELO VALE TENEBROSO, NENHUM MAL EU TEMEREI; ESTAIS COMIGO COM BASTÃO E COM CAJADO; ELES ME DÃO A SEGURANÇA!
3- PREPARAIS A MINHA FRENTE UMA MESA, BEM À VISTA DO INIMIGO, E COM ÓLEO VÓS UNGIS MINHA CABEÇA; O MEU CÁLICE TRANSBORDA.
4-FELICIDADE E TODO O BEM HÃO DE SEGUIR-ME POR TODA A MINHA VIDA; E, NA CASA DO SENHOR, HABITAREI PELOS TEMPOS INFINITOS.

ANO C – DOMINGO DE RAMOS – SL 22/21
R – MEU DEUS, MEU DEUS, POR QUE ME ABANDONASTE?
1. RIEM DE MIM TODOS AQUELES QUE ME VÊEM, TORCEM OS LÁBIOS E SACODEM A CABEÇA: “AO SENHOR SE CONFIOU, ELE O LIBERTE E AGORA O SALVE, SE É VERDADE QUE ELE O AMA!
2. CÃES NUMEROSOS ME RODEIAM FURIOSOS, E POR UM BANDO DE MALVADOS FUI CERCADO. TRANSPASSARAM MINHAS MÃOS E OS MEUS PÉS, E EU POSSO CONTAR TODOS OS MEUS OSSOS.
3. ELES REPARTEM ENTRE SI AS MINHAS VESTES, E SORTEIAM ENTRE SI A MINHA TÚNICA. VÓS, PORÉM, Ó MEU SENHOR, NÃO FIQUEIS LONGE, Ó MINHA FORÇA, VINDE LOGO EM MEU SOCORRO!
4. ANUNCIAREI O VOSSO NOME A MEUS IRMÃOS, E NO MEIO DA ASSEMBLÉIA HEI DE LOUVAR-VOS! VÓS QUE TEMES AO SENHOR DEUS, DAI-LHES LOUVORES, GLORIFICAI-O, DESCENDENTES DE JACÓ, E RESPEITAI-O, TODA A RAÇA DE ISRAEL!

ANO C – MISSA DA CEIA DO SENHOR – SL 116/115 QUINTA FEIRA SANTA
R – O CÁLICE POR NÓS ABENÇOADO É A NOSSA COMUNHÃO COM O SANGUE DO SENHOR!
1. QUE PODEREI RETRIBUIR AO SENHOR DEUS, POR TUDO AQUILO QUE ELE FEZ EM MEU FAVOR? ELEVO O CÁLICE DA MINHA SALVAÇÃO, INVOCANDO O NOME SANTO DO SENHOR.
2. É SENTIDA POR DEMAIS PELO SENHOR, A MORTE DE SEUS SANTOS, SEUS AMIGOS. EIS QUE SOU O VOSSO SERVO, Ó SENHOR, MAS ME QUEBRASTES OS GRILHÕES DA ESCRAVIDÃO!
3. POR ISSO OFERTO UM SACRIFÍCIO DE LOUVOR, INVOCANDO O NOME SANTO DO SENHOR. VOU CUMPRIR MINHAS PROMESSAS AO SENHOR, NA PRESENÇA DE SEU POVO REUNIDO.

ANO C – SEXTA FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR – SL 31/30
R – Ó PAI, EM TUAS MÃOS EU ENTREGO O MEU ESPÍRITO.
1. SENHOR, EU PONHO EM VÓS MINHA ESPERANÇA, QUE EU NÃO FIQUE ENVERGONHADO ETERNAMENTE! EM VOSSAS MÃOS, SENHOR, ENTREGO O MEU ESPÍRITO, PORQUE VÓS ME SALVAREIS, Ó DEUS FIEL!
2. TORNEI-ME O OPRÓBRIO DO INIMIGO, O DESPREZO E ZOMBARIA DOS VIZINHOS, E OBJETO DE PAVOR PARA OS AMIGOS, FOGEM DE MIM OS QUE ME VÊEM PELA RUA. OS CORAÇÕES ME ESQUECERAM COMO UM MORTO, E TORNEI-ME COMO UM VASO ESPEDAÇADO.
3. A VÓS, PORÉM, Ó MEU SENHOR, EU ME CONFIO, E AFIRMO QUE SÓ VÓS SOIS O MEU DEUS! EU ENTREGO EM VOSSAS MÃOS O MEU DESTINO; LIBERTAI-ME DO INIMIGO E DO OPRESSOR!
4. MOSTRAI SERENA A VOSSA FACE AO VOSSO SERVO, E SALVAI-ME PELA VOSSA COMPAIXÃO! FORTALECEI OS CORAÇÕES, TENDE CORAGEM, TODOS VÓS QUE AO SENHOR VOS CONFIAIS!

ANO C – VIGÍLIA PASCAL – I LEITURA – SL 33/32
R – TRANSBORDA EM TODA A TERRA A SUA GRAÇA! EM TODA A TERRA A SUA GRAÇA.
1. RETA É A PALAVRA DO SENHOR, E TUDO O QUE ELE FAZ MERECE FÉ. DEUS AMA O DIREITO E A JUSTIÇA, TRANSBORDA EM TODA A TERRA A SUA GRAÇA.
2. A PALAVRA DO SENHOR CRIOU OS CÉUS, E O SOPRO DOS SEUS LÁBIOS, AS ESTRELAS. COMO NUM ODRE JUNTA AS ÁGUAS DO OCEANO, E MANTÉM NO SEU LIMITE AS GRANDES ÁGUAS.
3. FELIZ O POVO CUJO DEUS É O SENHOR, E A NAÇÃO QUE ESCOLHEU POR SUA HERANÇA! DOS CÉUS O SENHOR OLHA E OBSERVA; ELE SE INCLINA PARA OLHAR TODOS OS HOMENS.
4. NO SENHOR NÓS ESPERAMOS CONFIANTES, PORQUE ELE É NOSSO AUXÍLIO E PROTEÇÃO! SOBRE NÓS VENHA, SENHOR, A VOSSA GRAÇA, DA MESMA FORMA QUE EM VÓS NÓS ESPERAMOS!

II LEITURA – SL 16/15
R – GUARDAI-ME, Ó DEUS, PORQUE EM VÓS ME REFUGIO!
1. Ó SENHOR, SOIS MINHA HERANÇA E MINHA TAÇA, MEU DESTINO ESTÁ SEGURO EM VOSSAS MÃOS! TENHO SEMPRE O SENHOR ANTE MEUS OLHOS, POIS SE O TENHO A MEU LADO NÃO VACILO.
2. EIS PORQUE MEU CORAÇÃO ESTÁ EM FESTA, MINHA AMA REJUBILA DE ALEGRIA, E ATÉ MEU CORPO NO REPOUSO ESTÁ TRANQUILO; POIS NÃO HAVEIS DE ME DEIXAR ENTREGUE À MORTE, NEM VOSSO AMIGO CONHECER A CORRUPÇÃO.
3. VÓS ME ENSINAIS VOSSO CAMINHO PARA A VIDA; JUNTO A VÓS FELICIDADE SEM LIMITES, DELICIA ETERNA E ALEGRIA AO VOSSO LADO! DELICIA ETERNA E ALEGRIA AO VOSSO LADO!

III LEITURA – EX. 15
R – CANTEMOS AO SENHOR QUE FEZ BRILHAR A SUA GLÓRIA!
AO SENHOR QUERO CANTAR, POIS FEZ BRILHAR A SUA GLÓRIA: PRECIPITOU NO MAR VERMELHO O CAVALO E O CAVALEIRO! O SENHOR É MINHA FORÇA, É A RAZÃO DO MEU CANTAR, POIS FOI ELE NESTE DIA PARA MIM LIBERTAÇÃO!
ELE É MEU DEUS E EU O LOUVAREI, DEUS DE MEU PAI, E O HONRAREI. O SENHOR É UM GUERREIRO, O SEU NOME É “ONIPOTENTE”: OS SOLDADOS E OS CARROS DO FARAÓ JOGOU NO MAR, SEUS MELHORES CAPITÃES AFOGOU NO MAR VERMELHO.
AFUNDARAM COMO PEDRAS E AS ONDAS OS COBRIRAM. Ó SENHOR, O VOSSO BRAÇO É DUMA FORÇA INSUPERÁVEL! Ó SENHOR, O VOSSO BRAÇO ESMIGALHOU OS INIMIGOS! Ó SENHOR, O VOSSO BRAÇO ESMIGALHOU OS INIMIGOS!
VOSSO POVO LEVAREIS E O PLANTAREIS EM VOSSO MONTE, NO LUGAR QUE PREPARASTES PARA A VOSSA HABITAÇÃO, NO SANTUÁRIO CONSTRUÍDO PELAS VOSSAS PRÓPRIAS MÃOS. O SENHOR HÁ DE REINAR ETERNAMENTE, PELOS SÉCULOS!

IV LEITURA – SL 30/29 
R- EU VOS EXALTO, Ó SENHOR, PORQUE VÓS ME LIVRASTES!
1- EU VOS EXALTO, Ó SENHOR, POIS ME LIVRASTES, E NÃO DEIXASTES RIR DE MIM MEUS INIMIGOS! VÓS TIRASTES MINHA ALMA DOS ABISMOS E ME SALVASTES, QUANDO ESTAVA JÁ MORRENDO!
2- CANTAI SALMOS AO SENHOR, POVO FIEL, DAI-LHE GRAÇAS E INVOCAI SEU SANTO NOME! POIS SUA IRA DURA APENAS UM MOMENTO, MAS SUA BONDADE PERMANECE A VIDA INTEIRA; SE À TARDE VEM O PRANTO VISITAR-NOS, DE MANHÃ VEM SAUDAR-NOS A ALEGRIA.
3- ESCUTAI-ME, SENHOR DEUS, TENDE PIEDADE! SEDE, SENHOR, O MEU ABRIGO PROTETOR! TRANSFORMASTES O MEU PRANTO EM UMA FESTA, SENHOR MEU DEUS ETERNAMENTE HEI DE LOUVAR-VOS!

V LEITURA – IS 12
COM ALEGRIA BEBEREIS DO MANANCIAL DA SALVAÇÃO.
1. EIS O DEUS , MEU SALVADOR, EU CONFIO E NADA TEMO; O SENHOR É MINHA FORÇA, MEU LOUVOR E SALVAÇÃO. COM ALEGRIA BEBEREIS DO MANANCIAL DA SALVAÇÃO. COM ALEGRIA BEBEREIS DO MANANCIAL DA SALVAÇÃO.
2. E DIREIS NAQUELE DIA: ” DAÍ LOUVORES AO SENHOR, INVOCAI SEU SANTO NOME, ANUNCIAI SUAS MARAVILHAS, ENTRE OS POVOS PROCLAMAI QUE SEU NOME É O MAIS SUBLIME, ENTRE OS POVOS PROCLAMAI QUE SEU NOME É O MAIS SUBLIME.
3. LOUVAI CANTANDO AO NOSSO DEUS, QUE FEZ PRODÍGIOS E PORTENTOS, PUBLICAI EM TODA A TERRA SUAS GRANDES MARAVILHAS! EXULTAI CANTANDO ALEGRES, HABITANTES DE SIÃO, PORQUE É GRANDE EM VOSSO MEIO O DEUS SANTO DE ISRAEL!

VI LEITURA – SL 19/18
R- SENHOR, TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA.
1. A LEI DO SENHOR DEUS É PERFEITA, CONFORTO PARA A ALMA! O TESTEMUNHO DO SENHOR É FIEL, SABEDORIA DOS HUMILDES.
2- OS PRECEITOS DO SENHOR SÃO PRECISOS, ALEGRIA AO CORAÇÃO. O MANDAMENTO DO SENHOR É BRILHANTE, PARA OS OLHOS É UMA LUZ.
3-É PURO O TEMOR DO SENHOR, IMUTÁVEL PARA SEMPRE. OS JULGAMENTOS DO SENHOR SÃO CORRETOS E JUSTOS IGUALMENTE.
4- MAIS DESEJÁVEIS DO QUE O OURO SÃO ELES, DO QUE O OURO REFINADO. SUAS PALAVRAS SÃO MAIS DOCES QUE O MEL, QUE O MEL QUE SAI DOS FAVOS.

VII LEITURA SL – 42/41
R- A MINH’ALMA TEM SEDE DE DEUS.
1- A MINH’ALMA TEM SEDE DE DEUS, E DESEJA O DEUS VIVO. QUANDO TEREI A ALEGRIA DE VER A FACE DE DEUS?
2- PEREGRINO E FELIZ CAMINHANDO PARA A CASA DE DEUS, ENTRE GRITOS, LOUVOR E ALEGRIA DA MULTIDÃO JUBILOSA.
3- ENVIAI VOSSA LUZ, VOSSA VERDADE: ELAS SERÃO O MEU GUIA; QUE ME LEVEM AO VOSSO MONTE SANTO, ATÉ A VOSSA MORADA!
4- ENTÃO IREI AOS ALTARES DO SENHOR, DEUS DA MINHA ALEGRIA. VOSSO LOUVOR CANTAREI, AO SOM DA HARPA, MEU SENHOR E MEU DEUS!

LEITURAS DO NOVO TESTAMENTO – SL 118/117
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIAS AO SENHOR!
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA AO SENHOR!

1. DAÍ GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM! ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA! A CASA DE ISRAEL AGORA O DIGA: ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!
2. A MÃO DIREITA DO SENHOR FEZ MARAVILHAS, A MÃO DIREITA DO SENHOR ME LEVANTOU, A MÃO DIREITA DO SENHOR FEZ MARAVILHAS! NÃO MORREREI, MAS AO CONTRÁRIO, VIVEREI, PARA CANTAR AS GRANDES OBRAS DO SENHOR!
3. A PEDRA QUE OS PEDREIROS REJEITARAM, TORNOU-SE AGORA A PEDRA ANGULAR. PELO SENHOR É QUE FOI FEITO TUDO ISSO: QUE MARAVILHAS ELE FEZ A NOSSOS OLHOS!

ANO C – MISSA DO DIA DA PÁSCOA – SL 118/117 NGO DA PÁSCOA
ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS, ALEGREMO-NOS E NELE EXULTEMOS!
1. DAÍ GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM! ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA! A CASA DE ISRAEL AGORA O DIGA: ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!
2. A MÃO DIREITA DO SENHOR FEZ MARAVILHAS, A MÃO DIREITA DO SENHOR ME LEVANTOU, NÃO MORREREI, MAS AO CONTRÁRIO, VIVEREI, PARA CANTAR AS GRANDES OBRAS DO SENHOR!
3. A PEDRA QUE OS PEDREIROS REJEITARAM, TORNOU-SE AGORA A PEDRA ANGULAR. PELO SENHOR É QUE FOI FEITO TUDO ISSO: QUE MARAVILHAS ELE FEZ A NOSSOS OLHOS!

ANO C – 2º DOMINGO DA PASCOA – SL 118/117
R – DAI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM; ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!
 A CASA DE ISRAEL AGORA O DIGA: ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA! A CASA DE AARÃO AGORA O DIGA: ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA! OS QUE TEMEM O SENHOR AGORA O DIGAM: ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!
2. EMPURRARAM-ME, TENTANDO DERRUBAR-ME, MAS VEIO O SENHOR EM MEU SOCORRO.O SENHOR É MINHA FORÇA E O MEU CANTO, E TORNOU-SE PARA MIM O SALVADOR. CLAMORES DE ALEGRIA E DE VITÓRIA RESSOEM PELAS TENDAS DOS FIÉIS. 3. A PEDRA QUE OS PEDREIROS REJEITARAM TORNOU-SE AGORA A PEDRA ANGULAR. PELO SENHOR É QUE FOI FEITO TUDO ISSO: QUE MARAVILHAS ELE FEZ A NOSSOS OLHOS! ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS, ALEGREMO-NOS E NELE EXULTEMOS!

ANO C- 3º DOMINGO DA PÁSCOA- SL.30/29
R- EU VOS EXALTO, Ó SENHOR, POIS ME LIVRASTES E PRESERVASTES MINHA VIDA DA MORTE!
1- EU VOS EXALTO, Ó SENHOR, POIS ME LIVRASTES, E NÃO DEIXASTES RIR DE MIM MEUS INIMIGOS! VÓS TIRASTES MINHA ALMA DOS ABISMOS E ME SALVASTES, QUANDO ESTAVA JÁ MORRENDO!
2- CANTAI SALMOS AO SENHOR, POVO FIEL, DAI-LHE GRAÇAS E INVOCAI SEU SANTO NOME! POIS SUA IRA DURA APENAS UM MOMENTO, MAS SUA BONDADE PERMANECE A VIDA INTEIRA; SE À TARDE VEM O PRANTO VISITAR-NOS, DE MANHÃ VEM SAUDAR-NOS A ALEGRIA.
3- ESCUTAI-ME, SENHOR DEUS, TENDE PIEDADE! SEDE, SENHOR, O MEU ABRIGO PROTETOR! TRANSFORMASTES O MEU PRANTO EM UMA FESTA, SENHOR MEU DEUS, ETERNAMENTE HEI DE LOUVAR-VOS

ANO C – 4º DOMINGO DA PÁSCOA- SL 100/99
R- SABEI QUE O SENHOR, SÓ ELE, É DEUS, NÓS SOMOS SEU POVO E SEU REBANHO.
1- ACLAMAI O SENHOR, Ó TERRA INTEIRA, SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA, IDE A ELE CANTANDO JUBILOSOS!
2- SABEI QUE O SENHOR, SÓ ELE, É DEUS, ELE MESMO NOS FEZ, E SOMOS SEUS, NÓS SOMOS SEU POVO E SEU REBANHO.
3- SIM, É BOM O SENHOR E NOSSO DEUS, SUA BONDADE PERDURA PARA SEMPRE, SEU AMOR É FIEL ETERNAMENTE

ANO C- 5º DOMINGO DA PÁSCOA- SL 145/144
R- BENDIREI O VOSSO NOME, Ó MEU DEUS, MEU SENHOR E MEU REI PARA SEMPRE.
1- MISERICÓRDIA E PIEDADE É O SENHOR, ELE É AMOR, É PACIÊNCIA, É COMPAIXÃO. O SENHOR É MUITO BOM PARA COM TODOS, SUA TERNURA ABRAÇA TODA CRIATURA.
2- QUE VOSSAS OBRAS, Ó SENHOR, VOS GLORIFIQUEM, E OS VOSSOS SANTOS COM LOUVORES VOS GLORIFIQUEM! NARREM A GLÓRIA E O ESPLENDOR DO VOSSO REINO E SAIBAM PROCLAMAR VOSSO PODER!
3- PARA ESPALHAR VOSSOS PRODÍGIOS ENTRE OS HOMENS E O FULGOR DE VOSSO REINO ESPLENDOROSO. O VOSSO REINO É UM REINO PRA SEMPRE, VOSSO PODER, DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

ANO C – 6º DOMINGO DA PÁSCOA- SL 67/66
R- QUE AS NAÇÕES VOS GLORIFIQUEM, Ó SENHOR, QUE TODAS AS NAÇÕES VOS GLORIFIQUEM!
1- QUE DEUS NOS DÊ A SUA GRAÇA E SUA BÊNÇÃO, E SUA FACE RESPLANDEÇA SOBRE NÓS! QUE NA TERRA SE CONHEÇA O SEU CAMINHO E A SUA SALVAÇÃO POR ENTRE OS POVOS.
2- EXULTE DE ALEGRIA A TERRA INTEIRA, POIS JULGAIS O UNIVERSO COM JUSTIÇA; OS POVOS GOVERNAIS COM RETIDÃO, E GUIAIS, EM TODA A TERRA, AS NAÇÕES.
3- QUE AS NAÇÕES VOS GLORIFIQUEM, Ó SENHOR, QUE TODAS AS NAÇÕES, VOS GLORIFIQUEM! QUE O SENHOR E NOSSO DEUS NOS ABENÇOE, E OS RESPEITEM OS CONFINS DE TODA A TERRA!

ANO C – 7º DOMINGO DA PÁSCOA- SL 97/96
R- DEUS É REI, EXULTE A TERRA DE ALEGRIA PORQUE VÓS SOIS O ALTÍSSIMO, SENHOR.
1- DEUS É REI! EXULTE A TERRA DE ALEGRIA, E AS ILHAS NUMEROSAS REJUBILEM! O SEU TRONO SE APÓIA NA JUSTIÇA E NO DIREITO.
2- E ASSIM PROCLAMA O CÉU SUA JUSTIÇA, TODOS OS POVOS PODEM VER A SUA GLÓRIA. AOS PÉS DE DEUS VÊM SE PROSTRAR TODOS OS DEUSES!
3- PORQUE VÓS SOIS O ALTÍSSIMO, SENHOR, MUITO ACIMA DO UNIVERSO QUE CRIASTES, E DE MUITO SUPERAIS OS DEUSES.

ANO C- ASCENSÃO DO SANO C SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE – SL. 9/8ENHOR- SL 46 (47)
R- POR ENTRE ACLAMAÇÕES DEUS SE ELEVOU, O SENHOR SUBIU AO TOQUE DA TROMBETA.
1- POVOS TODOS DO UNIVERSO, BATEI PALMAS, GRITAI A DEUS ACLAMAÇÕES DE ALEGRIA! PORQUE SUBLIME É O SENHOR, O DEUS ALTÍSSIMO, O SOBERANO QUE DOMINA TODA A TERRA.
2-POR ENTRE ACLAMAÇÕES DEUS SE ELEVOU, O SENHOR SUBIU AO TOQUE DA TROMBETA. SALMODIAI AO NOSSO DEUS AO SOM DA HARPA, SALMODIAI AO SOM DA HARPA AO NOSSO REI!
3- PORQUE DEUS É O GRANDE REI DE TODA A TERRA, AO SOM DA HARPA ACOMPANHAI OS SEUS LOUVORES! DEUS REINA SOBRE TODAS AS NAÇÕES, ESTÁ SENTADO NO SEU TRONO GLORIOSO.

ANO C- SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE – SL. 9/8
R- Ó SENHOR NOSSO DEUS, COMO É GRANDE VOSSO NOME POR TODO O UNIVERSO!
1- CONTEMPLANDO ESTES CÉUS QUE PLASMASTES E FORMASTES COM DEDOS DE ARTISTA; VENDO A LUA E AS ESTRELAS BRILHANTES, PERGUNTAMOS: “SENHOR, QUE É O HOMEM, PARA DELE ASSIM VOS LEMBRARDES E O TRATARDES COM TANTO CARINHO?
2- POUCO ABAIXO DE DEUS O FIZESTES, COROANDO-O DE GLÓRIA E ESPLENDOR; VÓS LHE DESTES PODER DOBRE TUDO, VOSSAS OBRAS AOS PÉS LHE PUSESTES.
3- AS OVELHAS, OS BOIS, OS REBANHOS, TODO O GADO E AS FERAS DA MATA; PASSARINHOS E PEIXES DOS MARES, TODO SER QUE SE MOVE NAS ÁGUAS.

ANO C- SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO – SL.110/109
R- TU ÉS SACERDOTE ETERNAMENTE SEGUNDO A ORDEM DO REI MELQUISEDEC!
1- PALAVRA DO SENHOR AO MEU SENHOR. “ASSENTA-TE AO LADO MEU DIREITO ATÉ QUE EU PONHA OS INIMIGOS TEUS COMO ESCABELO POR DEBAIXO DE TEUS PÉS!”
2- O SENHOR ESTENDERÁ DESDE D SIÃO, VOSSO CETRO DE PODER, POIS ELE DIZ:  “DOMINA COM VIGOR TEUS INIMIGOS, DOMINA COM VIGOR TEU INIMIGOS!
3- TU ÉS PRÍNCIPE DESDE O DIA EM QUE NASCESTE; NA GLÓRIA E ESPLENDOR DA SANTIDADE, COMO O ORVALHO, ANTES DA AURORA, EU TE GEREI! JUROU O SENHOR E MANTERÁ SUA PALAVRA; TU ÉS SACERDOTE ETERNAMENTE, SEGUNDO A ORDEM DO REI MELQUISEDEC!

ANO C- 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL 96/95
R- CANTAI AO SENHOR UM CANTO NOVO, MANIFESTAI OS SEUS PRODÍGIOS ENTRE OS POVOS!
1-CANTAI AO SENHOR UM CANTO NOVO, CANTAI AO SENHOR DEUS, Ó TERRA INTEIRA!
CANTAI E BENDIZEI SEU SANTO NOME! CANTAI E BENDIZEI SEU SANTO NOME!
2- DIA APÓS DIA ANUNCIAI SUA SALVAÇÃO,
MANIFESTAI A SUA GLÓRIA ENTRE AS NAÇÕES, E ENTRE OS POVOS DO UNIVERSO SEUS PRODÍGIOS, E ENTRE OS POVOS DO UNIVERSO SEUS PRODÍGIOS!
3- Ó FAMÍLIA DAS NAÇÕES, DAI AO SENHOR, Ó NAÇÕES, DAI AO SENHOR PODER E GLÓRIA, DAI- LHE A GLÓRIA QUE É DEVIDA AO SEU NOME! OFERECEI UM SACRIFÍCIO NOS SEUS ÁTRIOS.
4- ADORAI-O NO ESPLENDOR DA SANTIDADE, TERRA INTEIRA, ESTREMECEI DIANTE DELE! PUBLICAI ENTRE AS NAÇÕES: “REINA O SENHOR!” POIS OS POVOS ELE JULGA COM JUSTIÇA.

ANO C- 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM – SL. 19B/18B
R- VOSSAS PALAVRAS, SENHOR, SÃO ESPÍRITO E VIDA! (BIS)
1- A LEI DO SENHOR DEUS É PERFEITA, CONFORTO PARA ALMA! O TESTEMUNHO DO SENHOR É FIEL, SABEDORIA DOS HUMILDES.
2-OS PRECEITOS DO SENHOR SÃO PRECISOS, ALEGRIA AO CORAÇÃO. O MANDAMENTO DO SENHOR É BRILHANTE, PARA OS OLHOS É UMA LUZ.
3-É PURO O TEMOR DO SENHOR, IMUTÁVEL PARA SEMPRE. OS JULGAMENTOS DO SENHOR SÃO CORRETOS E JUSTOS IGUALMENTE.
4- QUE VOS AGRADE O CANTAR DE MEUS LÁBIOS E A VOZ DA MINHA ALMA; QUE ELE CHEGUE ATÉ VÓS, Ó SENHOR, MEU ROCHEDO E REDENTOR!

ANO C- 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 71/70
R- MINHA BOCA ANUNCIARÁ TODOS OS DIA, VOSSAS GRAÇAS INCONTÁVEIS, Ó SENHOR!
1- EU PROCURO MEU REFÚGIO EM VÓS, SENHOR, QUE EU NÃO SEJA ENVERGONHADO PARA SEMPRE! PORQUE SOIS JUSTO, DEFENDEI0ME E LIBERTAI-ME! ESCUTAI MINHA VOZ, VINDE SALVAR-ME!
2- SEDE UMA ROCHA PROTETORA PARA MIM, UM ABRIGO BEM SEGURO QUE ME SALVE! PORQUE SOIS A MINHA FORÇA E MEU AMPARO, O MEU REFÚGIO, PROTEÇÃO E SEGURANÇA! LIBERTAI-ME, Ó MEU DEUS, DAS MÃOS DO ÍMPIO.
2- PORQUE SOIS, Ó SENHOR DEUS, MINHA ESPERANÇA, EM VÓS CONFIO DESDE A MINHA JUVENTUDE! SOIS MEU APOIO DESDE ANTES QUE EU NASCESSE, DESDE O SEIO MATERNAL, O MEU AMPARO.
4- MINHA BOCA ANUNCIARÁ TODOS OS DIAS VOSSA JUSTIÇA E VOSSAS GRAÇAS INCONTÁVEIS. VÓS ME ENSINASTES DE A MINHA JUVENTUDE, E ATÉ HOJE CANTO AS VOSSAS MARAVILHAS!

ANO C- 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 138/137
R- VOU CANTAR-VOS ANTE OS ANJOS, Ó SENHOR, E ANTE O VOSSO TEMPLO VOU PROSTRAR-ME!
1- Ó SENHOR, DE CORAÇÃO EU VOS DOU GRAÇAS, PORQUE OUVISTES AS PALAVRAS DOS MEUS LÁBIOS! PERANTE OS VOSSOS ANJOS VOU CANTAR-VOS E ANTE O VOSSO TEMPLO VOU PROSTRAR-ME.
2- EU AGRADEÇO VOSSO AMOR, VOSSA VERDADE, PORQUE FIZESTES MUITO MAIS DO QUE PROMETESTES; NAQUELE DIA EM QUE GRITEI, VÓS ME ESCUTASTES E AUMENTASTES O VIGOR DA MINHA ALMA.
3- OS REIS DE TODA A TERRA HÃO DE LOUVAR-VOS, QUANDO OUVIREM, Ó SENHOR, VOSSA PROMESSA. HÃO DE CANTAR VOSSOS CAMINHOS E DIRÃO: “COMO A GLÓRIA DO SENHOR É GRANDIOSA!”
4-ESTENDEREIS O VOSSO BRAÇO EM MEU AUXÍLIO E HAVEREIS DE ME SALVAR COM VOSSA DESTRA. COMPLETAI EM MIM A OBRA COMEÇADA; Ó SENHOR, VOSSA BONDADE É PARA SEMPRE! EU VOS PEÇO: NÃO DEIXEIS INACABADA ESTA OBRA QUE FIZERAM VOSSAS MÃOS!

ANO C- 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 1
R- É FELIZ QUEM A DEUS SE CONFIA!!
1- FELIZ É TODO AQUELE QUE NÃO ANDA CONFORME OS CONSELHOS DOS PERVERSOS; QUE NÃO ENTRA NO CAMINHO DOS MALVADOS NEM JUNTO AOS ZOMBADORES VAI SENTAR-SE; MAS ENCONTRA SEU PRAZER NA LEI DE DEUS E A MEDIDA, DIA E NOITE, SEM CESSAR.
2- EIS QUE ELE É SEMELHANTE A UMA ÁRVORE, QUE À BEIRA DA TORRENTE ESTÁ PLANTADA; ELA SEMPRE DÁ SEUS FRUTOS A SEU TEMPO, E JAMAIS AS SUAS FOLHAS VÃO MURCHAR. EIS QUE TUDO O QUE ELE FAZ VAI PROSPERAR.
3- MAS BEM OUTRA É A SORTE DOS PERVERSOS. AO CONTRÁRIO, SÃO IGUAIS À PALHA SECA ESPALHADA E DISPENSADA PELO VENTO: POIS DEUS VIGIA O CAMINHO DOS ELEITOS, MAS A ESTRADA DOS MALVADOS LEVA À MORTE. 

ANO C- 7º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL 103/102
R- O SENHOR É BONDOSO, COMPASSIVO E CARINHOSO.
1-BENDIZE Ó, MINHA ALMA, AO SENHOR, E TODO O MEU SER, SEU SANTO NOME! BENDIZE, Ó MINHA ALMA, AO SENHOR, NÃO TE ESQUEÇAS DE NENHUM DE SEUS FAVORES!
2-POIS ELE TE PERDOA TODA A CULPA, E CURA TODA A TUA ENFERMIDADE; DA SEPULTURA ELE SALVA A TUA VIDA E TE CERCA DE CARINHO E COMPAIXÃO.
3- NÃO FICA SEMPRE REPETINDO AS SUAS QUEIXAS, NEM GUARDA ETERNAMENTE O SEU RANCOR. NÃO NOS TRATA CONFORME EXIGEM NOSSAS FALTAS, NEM NOS PUNE EM PROPORÇÃO ÀS NOSSAS CULPAS.
4- QUANTO OS CÉUS POR SOBRE A TERRA SE ELEVAM, TANTO É GRANDE O SEU AMOR AOS QUE O TEMEM; QUANTO DISTA O NASCENTE DO POENTE, TANTO AFASTA PARA LONGE NOSSOS CRIMES.

ANO C- 8º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 92/91
R- COMO É BOM AGRADECERMOS AO SENHOR.
1- COMO É BOM AGRADECERMOS AO SENHOR E CANTAR SALMOS DE LOUVOR AO DEUS, ALTÍSSIMO! ANUNCIAR PELA MANHÃ VOSSA BONDADE, E O VOSSO AMOR FIEL, A NOITE INTEIRA.
2- O JUSTO CRESCERÁ COMO A PALMEIRA, FLORIRÁ IGUAL AO CEDRO QUE HÁ NO LÍBANO; NA CASA DO SENHOR ESTÃO PLANTADOS, NOS ÁTRIOS DE MEU DEUS FLORESCERÃO.
3- MESMO NO TEMPO DA VELHICE DARÃO FRUTOS, CHEIOS DE SEIVA E DE FOLHAS VERDEJANTES; E DIRÃO: “É JUSTO MESMO O SENHOR DEUS! MEU ROCHEDO, NÃO EXISTE NELE O MAL!”

ANO C- 9º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 117/116
R- IDE, VÓS, POR ESTE MUNDO AFORA E PROCLAMAI O EVANGELHO A TODOS!
1- CANTAI LOUVORES AO SENHOR, TODAS AS GENTES, POVOS TODOS FESTEJAI-O!
2- POIS COMPROVADO É SEU AMOR PARA CONOSCO, PARA SEMPRE ELE É FIEL!

ANO C- 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 30/29
R- EU VOS EXALTO, Ó SENHOR, POIS ME LIVRASTES, E PRESERVASTES MINHA VIDA DA MORTE!
1- EU VOS EXALTO, Ó SENHOR, POIS ME LIVRASTES, E NÃO DEIXASTES RIR DE MIM MEUS INIMIGOS! VÓS TIRASTES MINHA ALMA DOS ABISMOS E ME SALVASTES, QUANDO ESTAVA JÁ MORRENDO!
2- CANTAI SALMOS AO SENHOR, POVO FIEL, DAI-LHE GRAÇAS E INVOCAI SEU SANTO NOME! POIS SUA IRA DURA APENAS UM MOMENTO, MAS SUA BONDADE PERMANECE A VIDA INTEIRA; SE À TARDE VEM O PRANTO VISITAR-NOS, DE MANHÃ VEM SAUDAR-NOS A ALEGRIA.
3- ESCUTAI-ME, SENHOR DEUS, TENDE PIEDADE! SEDE, SENHOR, O MEU ABRIGO PROTETOR! TRANSFORMASTES O MEU PRANTO EM UMA FESTA, SENHOR MEU DEUS, ETERNAMENTE HEI DE LOUVAR-VOS!

ANO C – 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 32/31
R- EU CONFESSEI, AFINAL, MEU PECADO E PERDOASTES, SENHOR, MINHA FALTA!
1- FELIZ O HOMEM QUE FOI PERDOADO E CUJA FALTA JÁ FOI ENCOBERTA! FELIZ O HOMEM A QUEM O SENHOR NÃO OLHA MAIS COMO SENDO CULPADO, E EM CUJA ALMA NÃO HÁ FALSIDADE!
2- EU CONFESSEI, AFINAL, MEU PECADO, E MINHA FALTA VOS FIZ CONHECER. DISSE: “EU IREI CONFESSAR MEU PECADO!” E PERDOASTES, SENHOR, MINHA FALTA.
3- SOIS PARA MIM PROTEÇÃO E REFÚGIO; NA MINHA ANGÚSTIA ME HAVEIS DE SALVAR, E ENVOLVEREIS A MINHA ALMA NO GOZO. REGOZIJAI-VOS, Ó JUSTOS, EM DEUS, E NO SENHOR EXULTAI DE ALEGRIA! CORAÇÕES RETOS, CANTAI JUBILOSOS! 

ANO C- 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL.63/62
R- A MINHA ALMA TEM SEDE DE VÓS, COMO A TERRA SEDENTA, Ó MEU DEUS!
1- SOIS VÓS, Ó SENHOR, O MEU DEUS! DESDE A AURORA ANSIOSO VOS BUSCO! A MINHA ALMA TEM SEDE DE VÓS, MINHA CARNE TAMBÉM VOS DESEJA.
2- COMO TERRA SEDENTA E SEM ÁGUA, VENHO, ASSIM CONTEMPLAR-VOS NO TEMPLO, PARA VER VOSSA GLÓRIA E PODER. VOSSO AMOR VALE MAIS DO QUE A VIDA, E POR ISSO MEUS LÁBIOS VOS LOUVAM.
3- QUERO, POIS VOS LOUVAR PELA VIDA, E ELEVAR PARA VÓS MINHAS MÃOS! A MINHA ALMA SERÁ SACIADA, COMO EM GRANDE BANQUETE DE FESTA; CANTARÁ ALEGRIA EM MEUS LÁBIOS, AO CANTAR PARA VÓS MEU LOUVOR!
4- PARA MIM FOSTES SEMPRE UM SOCORRO; DE VOSSAS ASAS À SOMBRA EU EXULTO! MINHA ALMA SE AGARRA EM VÓS; COM PODER VOSSA MÃO ME SUSTENTA.

ANO C- 13º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 16/15
R- Ó SENHOR, SOIS MINHA ESPERANÇA PARA SEMPRE! (BIS)
1- GUARDAI-ME, Ó DEUS, PORQUE EM VÓS ME REFUGIO! DIGO AO SENHOR: “SOMENTE VÓS SOIS MEU SENHOR, NENHUM BEM EU POSSO ACHAR FORA DE VÓS!” Ó SENHOR, SOIS MINA HERANÇA E MINHA TAÇA, MEU DESTINO ESTÁ SEGURO EM VOSSAS MÃOS!
2- EU BENDIGO AO SENHOR, QUE ME ACONSELHA, E ATÉ DE NOITE ME ADVERTE O CORAÇÃO. TENHO SEMPRE O MEU SENHOR ANTE MEUS OLHOS, POIS SE O TENHO A MEU LADO NÃO VACILO.
REJUBILA DE ALEGRIA, E ATÉ MEU CORPO NO REPOUSO ESTÁ TRANQÜILO; POIS NÃO HAVEIS DE ME DEIXAR ENTREGUE À MORTE, NEM VOSSO AMIGO CONHECER A CORRUPÇÃO.
4- VÓS ME ENSINAIS VOSSO CAMINHO PARA A VIDA; JUNTO À VÓS, FELICIDADES SEM LIMITES, DELÍCIA ETERNA E ALEGRIA AO VOSSO LADO!

ANO C- 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 66/65
R- ACALMAI O SENHOR DEUS, Ó TERRA INTEIRA.
1- ACLAMAI O SENHOR DEUS, Ó TERRA INTEIRA, CANTAI SALMOS A SEU NOME GLORIOSO, DAI A DEUS A MAIS SUBLIME LOUVAÇÃO! DIZEI A DEUS: “COMO SÃO GRANDES VOSSAS OBRAS!”
2- “TODA TERRA VOS ADORE COM RESPEITO E PROCLAME O LOUVOR DE VOSSO NOME!” VINDE VER TODAS AS OBRAS DO SENHOR: SEUS PRODÍGIOS ESTUPENDOS ENTRE OS HOMENS!
3- O MAR ELE MUDOU EM TERRA FIRME, E PASSARAM PELO RIO A PÉ ENXUTO. EXULTEMOS DE ALEGRIA NO SENHOR! ELE DOMINA PARA SEMPRE COM PODER!
4- TODOS VÓS QUE A DEUS TEMEIS, VINDE ESCUTAR: VOU CONTAR-VOS TODO O BEM QUE ELE ME FEZ! BENDITO SEJA O SENHOR DEUS QUE ME ESCUTOU, NÃO REJEITOU A MINHA ORAÇÃO E O MEU CLAMOR, NEM AFASTOU LONGE DE MIM O SEU AMOR!

ANO C- 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL.69/68
R- HUMILDES, BUSCAI A DEUS E ALEGRAI-VOS: O VOSSO CORAÇÃO REVIVERÁ
1-POR ISSO ELEVO PARA VÓS MINHA ORAÇÃO, NESTE TEMPO FAVORÁVEL, SENHOR DEUS! RESPONDE-ME PELO VOSSO IMENSO AMOR, PELA VOSSA SALVAÇÃO QUE NUNCA FALHA! SENHOR, OUVI-ME POIS SUAVE É VOSSA GRAÇA, PONDE OS OLHOS SOBRE MIM COM GRANDE AMOR!
2-POBRE DE MIM, SOU INFELIZ E SOFREDOR! QUE VOSSO AUXÍLIO ME LEVANTE, SENHOR DEUS! CANTANDO EU LOUVAREI O VOSSO NOME E AGRADECIDO EXULTAREI DE ALEGRIA!
3- HUMILDES, VEDE ISTO E ALEGRAI-VOS: O VOSSO CORAÇÃO REVIVERÁ, SE PROCURARDES O SENHOR, CONTINUAMENTE! POIS NOSSO DEUS ATENDE À PRECE DE SEUS POBRES, E NÃO DESPREZA O CLAMOR DE SEUS CATIVOS.
4- SIM, DEUS VIRÁ E SALVARÁ JERUSALÉM, RECONSTRUINDO AS CIDADES DE JUDÁ. A DESCENDÊNCIA DE SEUS SERVOS HÁ DE HERDÁ-LAS, E OS QUE AMAM O SANTO NOME DO SENHOR DENTRO DELAS FIXARÃO SUA MORADA!

ANO C- 16º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 15/14
R- SENHOR, QUEM MORARÁ EM VOSSA CASA?
1- É AQUELE QUE CAMINHA SEM PECADO E PRATICA A JUSTIÇA FIELMENTE; QUE PENSA A VERDADE NO SEU ÍNTIMO E NÃO SOLTA EM CALÚNIAS SUA LÍNGUA.
2- QUE EM NADA PREJUDICA O SEU IRMÃO, NEM COBRE DE INSULTOS SEU VIZINHO; QUE NÃO DÁ VALOR ALGUM AO HOMEM ÍMPIO, MAS HONRA OS QUE RESPEITAM O SENHOR.
3- QUE NÃO EMPRESTA O SEU DINHEIRO COM USURA, NEM SE DEIXA SUBORNAR CONTRA O INOCENTE. JAMAIS VACILARÁ QUEM VIVE ASSIM!

ANO C- 17º  DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL.138/137
R- NAQUELE DIA, EU GRITEI, VÓS ME ESCUTASTES, Ó SENHOR!
1- Ó SENHOR, DE CORAÇÃO EU VOS DOU GRAÇAS, PORQUE OUVISTES AS PALAVRAS DOS MEUS LÁBIOS! PERANTE OS VOSSOS ANJOS VOU CANTAR-VOS E ANTE O VOSSO TEMPLO VOU PROSTRAR-ME.
2- EU AGRADEÇO VOSSO AMOR, VOSSA VERDADE, PORQUE FIZESTES MUITO MAIS QUE PROMETESTES; NAQUELE DIA EM QUE GRITEI, VÓS ME ESCUTASTES E AUMENTASTES O VIGOR DE MINHA ALMA.
3- ALTÍSSIMO É O SENHOR, MAS OLHA OS POBRES, E DE LONGE RECONHECE OS ORGULHOSOS. SE NO MEIO DA DESGRAÇA EU CAMINHAR, VÓS ME FAZEI TORNAR À VIDA NOVA-MENTE; QUANDO OS MEUS PERSEGUIDORES ME ATACAREM E COM IRA INVESTIREM CONTRA MIM, ESTENDEREIS VOSSO BRAÇO EM MEU AUXÍLIO E ME SALVAREIS COM VOSSA DESTRA.
4- COMPLETAI EM MIM A OBRA COMEÇADA; Ó SENHOR, VOSSA BONDADE É PARA SEMPRE! EU PEÇO: NÃO DEIXEIS INACABADA A OBRA QUE INICIASTES.

ANO C- 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL.90/89
R- VÓS FOSTES, Ó SENHOR, UM REFÚGIO PARA NÓS.
1- VÓS FAZEIS VOLTAR AO PÓ TODO MORTAL, QUANDO DIZEIS: “VOLTAI AO PÓ, FILHO DE ADÃO!” POIS MIL ANOS PARA VÓS SÃO COMO ONTEM, QUAL VIGÍLIA DE UMA NOITE QUE PASSOU.
2- ELES PASSAM COMO O SONO DA MANHÃ, SÃO IGUAIS À ERVA VERDE PELOS CAMPOS: DE MANHÃ ELA FLORESCE VICEJANTE, MAS À TARDE É CORTADA E LOGO SECA.
3- ENSINAI-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS, E DAI AO NOSSO CORAÇÃO SABEDORIA! SENHOR, VOLTAI-VOS! ATÉ QUANDO TARDAREIS? TENDE PIEDADE E COMPAIXÃO DE VOSSOS SERVOS!
5- SACIAI-NOS DE MANHÃ COM VOSSO AMOR, E EXULTAREMOS DE ALEGRIA TODO O DIA! QUE A BONDADE DO SENHOR E NOSSO DEUS REPOUSE SOBRE NÓS E NOS CONDUZA! TORNAI FECUNDO, Ó SENHOR NOSSO TRABALHO.

ANO C- 19º  DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 33/32
R- FELIZ O POVO QUE O SENHOR ESCOLHEU POR SUA HERANÇA!
1- Ó JUSTOS, ALEGRAI-VOS NO SENHOR! AOS RETOS FICA BEM GLORIFICÁ-LO. FELIZ O POVO CUJO DEUS É O SENHOR E A NAÇÃO QUE ESCOLHEU POR HERANÇA!
2- MAS O SENHOR POUSA O OLHAR SOBRE OS QUE O TEMEM, E QUE CONFIAM ESPERANDO EM SEU AMOR, PARA DA MORTE LIBERTAR AS SUAS VIDAS E ALIMENTÁ-LOS QUANDO É TEMPO DE PENÚRIA.
3- NO SENHOR NÓS ESPERAMOS CONFIANTES, PORQUE ELE É NOSSO AUXÍLIO E PROTEÇÃO! SOBRE NÓS VENHA, SENHOR, A VOSSA GRAÇA, DA MESMA FORMA QUE EM VÓS NÓS ESPERAMOS!

ANO C- 2Oº DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 40/39
R- SOCORREI-ME, Ó SENHOR, VINDE LOGO EM MEU AUXÍLIO!
1- ESPERANDO, ESPEREI NO SENHOR, E INCLINANDO-SE, OUVIU MEU CLAMOR. ESPERANDO, ESPEREI NO SENHOR, E INCLINANDO-SE, OUVIU MEU CLAMOR!
2- RETIROU-ME DA COVA DA MORTE E DE UM CHARCO DE LODO E DE LAMA. COLOCOU OS PÉS SOBRE A ROCHA, DEVOLVEU A FIRMEZA A MEUS PASSOS.
3- CANTO NOVO ELE PÔS EM MEUS LÁBIOS, UM POEMA EM LOUVOR AO SENHOR. MUITOS VEJAM, RESPEITEM, ADOREM E ESPEREM EM DEUS, CONFIANTES.
4- EU SOU POBRE, INFELIZ, DESVALIDO, PORÉM, GUARDA O SENHOR MINHA VIDA, E POR MIM SE DESDOBRA EM CARINHO. VÓS SOIS SALVAÇÃO E AUXÍLIO, VINDE LOGO, SENHOR, NÃO TARDEIS!

ANO C- 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM-SL. 117/116
R- PROCLAMAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA!
1- CANTAI LOUVORES AO SENHOR, TODAS AS GENTES, POVOS TODOS, FESTEJAI-O!
2- POIS COMPROVADO É SEU AMOR PARA CONOSCO, PARA SEMPRE ELE É FIEL! 

ANO C- 22º  DOMINGO COMUM- SL. 68/67
R- COM CARINHO PREPARASTES UMA MESA PARA O POBRE.
1- OS JUSTOS SE ALEGRAM NA PRESENÇA DO SENHOR, REJUBILAM SATISFEITOS E EXULTAM DE ALEGRIA! CANTAI A DEUS, A DEUS LOUVAI, CANTAI UM SALMO A SEU NOME, SEU NOME É SENHOR: EXULTAI DIANTE DELE!
2- DOS ÓRFÃOS ELE É PAI, E DAS VIÚVAS PROTETOR: ASSIM O NOSSO DEUS EM SUA SANTA HABITAÇÃO. É O SENHOR QUEM DÁ ABRIGO, DÁ UM LAR AOS DESERDADOS, QUEM LIBERTA OS PRISIONEIROS E OS SACIA COM FARTURA.
3- DERRAMASTES LÁ DO ALTO UMA CHUVA GENEROSA, E VOSSA TERRA, VOSSA HERANÇA, JÁ CANSADA, RENOVASTES; E ALI VOSSO REBANHO ENCONTROU SUA MORADA; COM CARINHO PREPARASTES ESSA TERRA PARA O POBRE.

ANO C- 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 90/89
R- VÓS FOSTES, Ó SENHOR, UM REFÚGIO PARA NÓS.
1- VÓS FAZEIS VOLTAR AO PÓ TODO
MORTAL, QUANDO DIZEIS: “VOLTAI AO PÓ FILHOS DE ADÃO!” POIS MIL ANOS PARA VÓS SÃO COMO ONTEM, QUAL VIGÍLIA DE UMA NOITE QUE PASSOU.
2-ELES PASSAM COMO O SONO DA
MANHÃ, SÃO IGUAIS À ERVA VERDE PELOS CAMPOS: DE MANHÃ ELA FLORESCE VICEJANTE, MAS À TARDE É CORTADA E LOGO SECA.
3- ENSINAI-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS, E DAI AO NOSSO CORAÇÃO SABEDORIA! SENHOR, VOLTAI-VOS! ATÉ QUANDO TARDAREIS? TENDE PIEDADE E COMPAIXÃO DE VOSSOS SERVOS!
4- SACIAI-NOS DE MANHÃ COM VOSSO AMOR, E EXULTAREMOS DE ALEGRIA TODO O DIA! QUE A BONDADE DO SENHOR E NOSSO DEUS REPOUSE SOBRE NÓS E NOS CONDUZA! TORNAI FECUNDO, Ó SENHOR, NOSSO TRABALHO.

ANO C- 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL51/50
R- VOU AGORA LEVANTAR-ME, VOLTO A CASA DO MEU PAI.
1-TENDE PIEDADE, Ó MEU DEUS, MISERICÓRDIA! NA IMENSIDÃO DE VOSSO AMOR, PURIFICAI-ME! LAVAI-ME TODO INTEIRO DO PECADO, E APAGAI COMPLETAMENTE A MINHA CULPA!
2- CRIAI EM MIM UM CORAÇÃO QUE SEJA PURO, DAI-ME DE NOVO UM ESPÍRITO DECIDIDO. Ó SENHOR, NÃO ME AFASTEIS DE VOSSA FACE, NEM RETIREIS DE MIM O VOSSO SANTO ESPÍRITO!
3- ABRI MEUS LÁBIOS, Ó SENHOR, PARA CANTAR, E MINHA BOCA ANUNCIARÁ VOSSO LOUVOR! MEU SACRIFÍCIO É MINHA ALMA PENITENTE, NÃO DESPREZEIS UM CORAÇÃO ARREPENDIDO!

ANO C- 25º  DOMINGO COMUM- SL 113/112
R- LOUVAI O SENHOR, QUE ELEVA OS POBRES!
1- LOUVAI, LOUVAI, Ó SERVOS DO SENHOR, LOUVAI, LOUVAI O NOME DO SENHOR! BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR, AGORA E POR TODA A ETERNIDADE!
2- O SENHOR ESTÁ ACIMA DAS NAÇÕES, SUA GLÓRIA VAI ALÉM DOS ALTOS CÉUS. QUEM PODE COMPARAR-SE AO NOSSO DEUS, AO SENHOR, QUE NO ALTO CÉU TEM O SEU TRONO E SE INCLINA PARA OLHAR O CÉU E A TERRA?
3- LEVANTA DA POEIRA O INDIGENTE E DO LIXO ELE RETIRA O POBREZINHO, PARA FAZÊ-LO ASSENTAR-SE COM OS NOBRES, ASSENTAR-SE COM NOBRES DO SEU POVO.

ANO C- 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL.146/145
R- BENDIZE, MINHA ALMA, E LOUVA AO SENHOR!
1-O SENHOR É FIEL PARA SEMPRE, FAZ JUSTIÇA AOS QUE SÃO OPRIMIDOS; ELE DÁ ALIMENTO AOS FAMINTOS, É O SENHOR QUEM LIBERTA OS CATIVOS.
2- O SENHOR ABRE OS OLHOS AOS CEGOS, O SENHOR FAZ ERGUER-SE O CAÍDO; O SENHOR AMA AQUELE QUE É JUSTO. É O SENHOR QUEM PROTEGE O ESTRANGEIRO.
3- ELE AMPARA A VIÚVA E O ÓRFÃO, MAS CONFUNDE OS CAMINHOS DOS MAUS. O SENHOR REINARÁ PARA SEMPRE! Ó SIÃO, O TEU DEUS REINARÁ PARA SEMPRE E POR TODOS OS SÉCULOS!

ANO C- 27º  DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL.95/94
R- NÃO FECHEIS O CORAÇÃO; OUVI VOSSO DEUS!
1- VINDE, EXULTEMOS DE ALEGRIA NO SENHOR, ACLAMEMOS O ROCHEDO QUE NOS SALVA! AO SEU ENCONTRO CAMINHEMOS COM LOUVORES, E COM CANTOS DE ALEGRIA O CELEBREMOS!
2- VINDE ADOREMOS E PROSTREMO-NOS POR TERRA, E AJOELHEMOS ANTE O DEUS QUE NOS CRIOU! PORQUE ELE É O NOSSO DEUS, NOSSO PASTOR, E NÓS SOMOS O SEU POVO E SEU REBANHO, AS OVELHAS QUE CONDUZ COM SUA MÃO.
3- OXALÁ OUVÍSSEIS HOJE A SUA VOZ: “NÃO FECHEIS OS CORAÇÕES COMO EM MERIBA, COMO EM MASSA, NO DESERTO, AQUELE DIA, EM QUE OUTRORA VOSSOS PAIS ME PROVOCARAM, APESAR DE TEREM VISTO AS MINHAS OBRAS”.

ANO C- 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL.98/97
R- O SENHOR FEZ CONHECER A SALVAÇÃO E ÀS NAÇÕES REVELOU SUA JUSTIÇA.
1- CANTAI AO SENHOR DEUS UM CANTO NOVO, PORQUE ELE FEZ PRODÍGIOS! SUA MÃO E O SEU BRAÇO FORTE E SANTO ALCANÇARAM-LHE A VITÓRIA.
2- O SENHOR FEZ CONHECER A SALVAÇÃO, E ÀS NAÇÕES, SUA JUSTIÇA; RECORDOU O SEU AMOR SEMPRE FIEL PELA CASA DE ISRAEL.
3- OS CONFINS DO UNIVERSO CONTEMPLARAM A SALVAÇÃO DO NOSSO DEUS. ACLAMAI O SENHOR DEUS, Ó TERRA INTEIRA, ALEGRAI-VOS E EXULTAI!

ANO C- 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM – SL. 121/120
R- DO SENHOR É QUE VEM O MEU SOCORRO, DO SENHOR QUE FEZ O CÉU E FEZ A TERRA.
1- EU LEVANTO OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES: DE ONDE PODE VIR O MEU SOCORRO? “DO SENHOR É QUE VEM O MEU SOCORRO, DO SENHOR QUE FEZ O CÉU E FEZ A TERRA!”
2- ELE NÃO DEIXA TROPEÇAREM OS MEUS PÉS, E NÃO DORME QUEM TE GUARDA E TE VIGIA. OH! NÃO! ELE NÃO DORME NEM COCHILA, AQUELE QUE É O GUARDA DE ISRAEL!
3- O SENHOR É O TEU GUARDA, O TEU VIGIA, É UMA SOMBRA PROTETORA À TUA DIREITA. NÃO VAI FERIR-TE O SOL DURANTE O DIA, NEM A LUA ATRAVÉS DE TODA A NOITE.
3- O SENHOR TE GUARDARÁ DE TODO O MAL, ELE MESMO VAI CUIDAR DE TUA VIDA! DEUS TE GUARDA NA PARTIDA E NA CHEGADA. ELE TE GUARDA DESDE AGORA E PARA SEMPRE!

ANO C- 30º  DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL. 34/33
R- O POBRE CLAMA A DEUS E ELE ESCUTA: O SENHOR LIBERTA A VIDA DE SEUS SERVOS.
1- BENDIREI O SENHOR DEUS EM TODO O TEMPO, SEU LOUVOR ESTARÁ SEMPRE EM MINHA BOCA. MINHA ALMA SE GLORIA NO SENHOR; QUE OUÇAM OS HUMILDES E SE ALEGREM.
2- MAS ELE VOLTA A SUA FACE CONTRA OS MAUS, PARA DA TERRA APAGAR SUA LEMBRANÇA. CLAMAM OS JUSTOS, E O SENHOR BONDOSO ESCUTA E DE TODAS AS ANGÚSTIAS OS LIBERTA.
3- DO CORAÇÃO ATRIBULADO ELE ESTÁ PERTO E CONFORTA OS DE ESPÍRITO ABATIDO. MAS O SENHOR LIBERTA A VIDA DOS SEUS SERVOS, E CASTIGADO NÃO SERÁ QUEM NELE ESPERA.

ANO C-31º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL 145/144
R- BENDIREI ETERNAMENTE O VOSSO NOME; PARA SEMPRE, Ó SENHOR O LOUVAREI!
1- Ó MEU DEUS, QUERO EXALTAR-VOS Ó MEU REI, E BENDIZER O VOSSO NOME PELOS SÉCULOS. TODOS OS DIA HAVEREI DE BENDIZER-VOS, HEI DE LOUVAR O VOSSO NOME PARA SEMPRE.
2- MISERICÓRDIA E PIEDADE É O SENHOR, ELE É AMOR, É PACIÊNCIA, É COMPAIXÃO. O SENHOR É MUITO BOM PARA COM TODOS, SUA TERNURA ABRAÇA TODA CRIATURA.
3- QUE VOSSAS OBRAS, Ó SENHOR, VOS GLORIFIQUEM, E OS VOSSOS SANTOS COM LOUVORES VOS BENDIGAM! NARREM A GLÓRIA E O ESPLENDOR DO VOSSO REINO E SAIBAM PROCLAMAR VOSSO PODER!
4- O SENHOR É AMOR FIEL EM SUA PALAVRA, É SANTIDADE EM TODA OBRA QUE ELE FAZ. ELE SUSTENTA TODO AQUELE QUE VACILA/ E LEVANTA TODO AQUELE QUE TOMBOU.

ANO C- 32º DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL 17/16
R- AO DESPERTAR, ME SACIARÁ VOSSA PRESENÇA E VEREI A VOSSA FACE!
1- Ó SENHOR, OUVI A MINHA JUSTA CAUSA, ESCUTAI-ME E ATENDEI O MEU CLAMOR! INCLINAI O VOSSO OUVIDO À MINHA PRECE, POIS NÃO EXISTE FALSIDADE NOS MEUS LÁBIOS!
2- OS MEUS PASSOS EU FIRMEI NA VOSSA ESTRADA, E POR ISSO OS MEUS PÉS NÃO VACILARAM. EU VOS CHAMO, Ó MEU DEUS, PORQUE ME OUVIS, INCLINAI O VOSSO OUVIDO E ESCUTAI-ME!
3- PROTEGEI-ME QUAL DOS OLHOS A PUPILA E GUARDAI-ME, À PROTEÇÃO DE VOSSAS ASAS. MAS EU VEREI, JUSTIFICADO, A VOSSA FACE E AO DESPERTAR ME SACIARÁ VOSSA PRESENÇA.

ANOS C- 33º  DOMINGO DO TEMPO COMUM- SL.98/97
R-O SENHOR VIRÁ JULGAR A TERRA INTEIRA; COM JUSTIÇA JULGARÁ.
1- CANTAI SALMOS AO SENHOR AO SOM DA HARPA E DA CÍTARA SUAVE! ACLAMAI, COM OS CLARINS E AS TROMBETAS, AO SENHOR, O NOSSO REI!
2- APLAUDA O MAR COM TODO SER QUE NELE VIVE, O MUNDO INTEIRO E TODA A GENTE! AS MONTANHAS E OS RIOS BATAM PALMAS E EXULTEM DE ALEGRIA.
3- EXULTEM NA PRESENÇA DO SENHOR, POIS ELE VEM, VEM JULGAR A TERRA INTEIRA. JULGARÁ O UNIVERSO COM JUSTIÇA E AS NAÇÕES COM EQÜIDADE.

ANO C 34º DOMINGO DO TEMPO COMUM – JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO  SL. 122/121

R-QUE ALEGRIA, QUANDO ME DISSERAM: “VAMOS A CASA DO SENHOR!”
1. QUE ALEGRIA, QUANDO OUVI QUE ME DISSERAM: “VAMOS A CASA DO SENHOR!”. E AGORA NOSSO PÉS JÁ SE DETÊM, JERUSALÉM, EM TUAS PORTAS.
2. PARA LÁ SOBEM A TRIBOS DE ISRAEL, AS TRIBOS DO SENHOR. PARA LOUVAR, SEGUNDO A LEI DE ISRAEL, O NOME DO SENHOR. A SEDE DA JUSTIÇA LÁ ESTÁ E O TRONO DE DAVI.

SALMOS DE SOLENIDADES E FESTAS

8 DE DEZEMBRO – IMACULADA CONCEIÇÃO – SL 98/97
R – CANTAI AO SENHOR DEUS UM CANTO NOVO, PORQUE ELE FEZ PRODÍGIOS!
1. CANTAI AO SENHOR DEUS UM CANTO NOVO, PORQUE ELE FEZ PRODÍGIOS! SUA MÃO E O SEU BRAÇO FORTE E SANTO ALCANÇARAM-LHE A VITÓRIA.
2. O SENHOR FEZ CONHECER A SALVAÇÃO, E ÀS NAÇÕES, SUA JUSTIÇA; RECORDOU O SEU AMOR SEMPRE FIEL PELA CASA DE ISRAEL.
3. OS CONFINS DO UNIVERSO CONTEMPLARAM A SALVAÇÃO DO NOSSO DEUS. ACLAMAI O SENHOR DEUS, Ó TERRA INTEIRA, ALEGRAI-VOS E EXULTAI

SOLENIDADES E FESTAS- EXALTAÇÃO A SANTA CRUZ- SL.78/77
R- DAS OBRAS DO SENHOR, Ó MEU POVO NÃO TE ESQUEÇAS!
1- ESCUTA, Ó MEU POVO, A MINHA LEI, OUVE ATENTO AS PALAVRAS QUE EU TE DIGO; ABRIREI A MINHA BOCA EM PARÁBOLAS, OS MISTÉRIOS DO PASSADO LEMBRAREI.
2- QUANDO OS FERIA, ELES ENTÃO OS PROCURAVAM, CONVERTIAM-SE CORRENDO PARA ELE; RECORDAVAM QUE O SENHOR É SUA ROCHA E QUE DEUS, SEU REDENTOR, É O DEUS ALTÍSSIMO.
3- MAS APENAS O HONRAVAM COM SEUS LÁBIOS E MENTIAM AO SENHOR COM SUAS LÍNGUAS; SEUS CORAÇÕES ENGANADORES ERAM FALSOS E, INFIÉIS, ELES ROMPIAM A ALIANÇA.
4- MAS O SENHOR, SEMPRE BENIGNO E
COMPASSIVO, NÃO OS MATAVA E PERDOAVA SEU PECADO; QUANTAS VEZES DOMINOU A SUA IRA E NÃO DEU LARGAS À VAZÃO DE SEU FUROR.

SOLENIDADES E FESTAS- MISSA DE TODOS OS SANTOS- SL. 24/23
R- É ASSIM A GERAÇÃO DOS QUE PROCURAM O SENHOR!
1-AO SENHOR PERTENCE A TERRA E O QUE ELA ENCERRA, O MUNDO INTEIRO COM OS SERES QUE O POVOAM; PORQUE ELE A TORNOU FIRME SOBRE OS MARES, E SOBRE AS ÁGUAS A MANTÉM INABALÁVEL.
2- QUEM SUBIRÁ ATÉ O MONTE DO SENHOR, QUEM FICARÁ EM SUA SANTA HABITAÇÃO? “QUEM TEM MÃOS PURAS E INOCENTE CORAÇÃO, QUEM NÃO DIRIGE SUA MENTE PARA O CRIME”.
3- SOBRE ESTE DESCE A BÊNÇÃO DO SENHOR E A RECOMPENSA DE SEU DEUS E SALVADOR. É ASSIM A GERAÇÃO DOS QUE O PROCURAM, E DO DEUS DE ISRAEL BUSCAM A FACE.

SOLENIDADES E FESTAS- COMEMORAÇÃO DOS FIÉIS FALECIDOS- SL.27/26
R- SEI QUE A BONDADE DO SENHOR EU HEI DE VER NA TERRA DOS VIVENTES!
1- O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO, DE QUEM EU TEREI MEDO? O SENHOR É A PROTEÇÃO DE MINHA VIDA, PERANTE QUEM EU TREMEREI?
2- AO SENHOR EU PEÇO APENAS UMA COISA, E É SÓ ISSO QUE EU DESEJO: HABITAR NO SANTUÁRIO DO SENHOR POR TODA A MINHA VIDA; SABOREAR A SUAVIDADE DO SENHOR E CONTEMPLÁ-LO NO SEU TEMPLO…
3- Ó SENHOR, OUVI A VOZ DO MEU APELO, ATENDEI, POR COMPAIXÃO! NÃO AFASTEIS EM VOSSA IRA O VOSSO SERVO, SOIS VÓS O MEU AUXÍLIO.
4- SEI QUE A BONDADE DO SENHOR EU HEI DE VER NA TERRA DOS VIVENTES. ESPERA NO SENHOR E TEM CORAGEM, ESPERA NO SENHOR!

SOLENIDADES E FESTAS- IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA- SL.98/97
R- CANTAI AO SENHOR UM CANTO NOVO, PORQUE ELE FEZ PRODÍGIOS!
1- CANTAI AO SENHOR UM CANTO NOVO, PORQUE ELE FEZ PRODÍGIOS! SUA MÃO E O SEU BRAÇO FORTE E SANTO ALCANÇARAM-LHE A VITÓRIA.
2- O SENHOR FEZ CONHECER A SALVAÇÃO, E ÀS NAÇÕES, SUA JUSTIÇA; RECORDOU O SEU AMOR SEMPRE FIEL PELA CASA DE ISRAEL.
3- OS CONFINS DO UNIVERSO CONTEMPLARAM A SALVAÇÃO DE NOSSO DEUS. ACLAMAI O SENHOR, Ó TERRA INTEIRA, ALEGRAI-VOS E EXULTAI!

SOLENIDADES E FESTAS- APRESENTAÇÃO DO SENHOR- SL.24/23
R- O REI DA GLÓRIA É O SENHOR ONIPOTENTE!
1- Ó PORTAS, LEVANTAI VOSSOS FRONTÕES! ELEVAI-VOS BEM MAIS ALTO, ANTIGAS PORTAS, A FIM DE QUE O REI DA GLÓRIA POSSA ENTRAR!
2- DIZEI-NOS: “QUEM É ESTE REI DA
GLÓRIA? É O SENHOR, O VALOROSO, O ONIPOTENTE, O SENHOR, O PODEROSO NAS BATALHAS!”
3- Ó PORTAS, LEVANTAI VOSSOS FRONTÕES! ELEVAI-VOS BEM MAIS ALTO, ANTIGAS PORTAS, A FIM DE QUE O REI DA GLÓRIA POSSA ENTRAR!
4- DIZEI-NOS: “QUEM É ESTE REI DA GLÓRIA? O REI DA GLÓRIA É O SENHOR ONIPOTENTE, O REI DA GLÓRIA É O SENHOR DEUS DO UNIVERSO”.

SOLENIDADES E FESTAS- TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR- 97/96
R- DEUS É REI, É O ALTÍSSIMO, MUITO ACIMA DO UNIVERSO.
1- DEUS É REI! EXULTE A TERRA DE ALEGRIA, E AS ILHAS NUMEROSAS REJUBILEM! TREVA E NUVEM O RODEIAM NO SEU TRONO, QUE SE APÓIA NA JUSTIÇA E NO DIREITO.
2- AS MONTANHAS SE DERRETEM COMO CERA ANTE A FACE DO SENHOR DE TODA A TERRA; E ASSIM PROCLAMA O CÉU SUA JUSTIÇA, TODOS OS POVOS PODEM VER A SUA GLÓRIA.
3- PORQUE VÓS SOIS O ALTÍSSIMO, SENHOR, MUITO ACIMA DO UNIVERSO QUE CRIASTES, E DE MUITO SUPERAIS TODOS OS DEUSES E DE MUITO SUPERAIS TODOS OS DEUSES.

Leave a Response

You must be logged in to post a comment.