PEDROALTINO.COM.BR

Temas católicos, Liturgia diária, Salmos, Santos do dia.

27/11 – Nossa Senhora das Graças e Santo Virgílio

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

nossa-senhora-das-gracasNossa Senhora das Graças

Nossa Senhora das Graças Celebramos no dia 27 de Novembro a aparição de Nossa Senhora das Graças ocorrida no ano 1830 em aparição a Santa Catarina Labouré, que era consagrada a Jesus na Congregação das Filhas da Caridade.

A irmã estava na capela do convento em oração, quando a Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma beleza indizível, de veste branca, manto azul, com as mãos estendidas para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas… A Santíssima disse: “Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem…”. Formou-se então em volta de Nossa Senhora, um quadro oval, em que se liam em letras de ouro estas palavras: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Voltou-se o quadro e a Santa irmã viu no reverso a letra M encimada por uma cruz, com um traço na base. Por baixo os Sagrados Corações de Jesus e de Maria – O de Jesus cercado por uma coroa de espinhos e a arder em chamas, e o de Maria também em chamas e atravessado por uma espada, cercado de doze estrelas, ao mesmo tempo ouviu a voz da Senhora a dizer-lhe: “Manda, manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxerem por devoção hão de receber grandes graças”.

santo-virgilioSanto Virgílio

Foi um dos grandes missionários irlandeses do período medieval e um dos maiores viajantes da importante ilha católica, ao lado dos santos, Columbano, Quiliano e Gallo.

Nasceu na primeira década do século VIII e foi batizado com o nome de Fergal, depois traduzido para o latim como Virgilio. Católico, na juventude se voltou para a vida religiosa, se tornou monge e a seguir abade do mosteiro de Aghaboe, na Irlanda. Deixou a ilha em peregrinação evangelizadora em 743 e não mais voltou.

Morou algum tempo no reino dos francos, quando o rei era Pepino, o Breve, que lhe perdira para organizar um centro cultural. Mas problemas políticos surgiram na região da Baviera agregada aos seus domínios. Ali o duque era Odilon que lhe pediu para enviar Virgilio para a abadia de São Pedro de Salisburgo, atual Áustria. E logo depois Odilon nomeou Virgilio como Bispo dessa diocese.

Ocorre que, na época, São Bonifácio, o chamado apóstolo da Alemanha, atuava como representante do Papa na região, e caberia a ele essa indicação e não a Odilon. O que o desagradou não foi a escolha de Virgilio, mas o fato de ter sido feita por Odilon. Ambos nutriam entre si uma profunda divergência no campo doutrinal e Virgilio participava do mesmo entendimento de Odilon. Essa situação perdurou até a morte de São Bonifácio, quando, e só então, ele pôde ser consagrado Bispo de Salisburgo.

Mas Virgílio era homem de fé fortalecida e de vasta cultura, dominava como poucos as ciências matemáticas, ganhando inclusive apelidado de “o geômetra” em seu tempo. Viveu oito séculos antes de Galileu e Copérnico e já sabia que a Terra era redonda, o que na ocasião e em princípios era uma heresia cristã. Foi para Roma para se justificar com o Papa, deixou a ciência de lado e abraçou integralmente o seu apostolado a serviço do Reino de Deus como poucos Bispos consagrados o fizeram. Revolucionou a diocese de Salisburgo com o seu testemunho e converteu esse rebanho para a Redenção de Cristo, aproveitando-se do interesse político do rei.

Em 755, um ano após a morte de Santo Bonifácio, Virgílio foi consagrado Bispo de Salisburgo. Continuou evangelizando a Austrália de norte a sul, inclusive uma parte do norte da Hungria. Fundou e restaurou mosteiros e igrejas, com isso construiu o primeiro catálogo e crônica dos mosteiros beneditinos.

Morreu e foi sepultado na abadia de Salisburgo, em 27 de novembro de 784, na Áustria, em meio à forte comoção dos fiéis, que transformaram essa data a de sua tradicional festa. Séculos depois, suas relíquias foram trasladadas para a bela Catedral de Salisburgo. Em 1233, foi canonizado e o dia de sua festa mantido. Santo Virgílio foi proclamado padroeiro de Salisburgo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Últimas Postagens

Destaques