PEDROALTINO.COM.BR

Temas católicos, Liturgia diária, Salmos, Santos do dia.

05/11 – Bem-aventurado Guido Maria Conforti e Santos Zacarias e Isabel

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

bem-aventurado-guido-maria-confortiBem-aventurado Guido Maria Conforti

Maria Conforti nasceu no dia 30 de março de 1865, em Ravadese, província de Parma, norte da Itália. Filho de pais piedosos foi educado no amor de Deus e ao próximo. Concluiu o estudo elementar com Irmãos das Escolas Cristãs. Nessa oportunidade, seu pai compreendeu que o sonho de ver o filho dirigindo os negócios agrícolas da família jamais seria realizado. Guido tinha vocação para a vida religiosa.

Assim ingressou no seminário, estimulado pelos pais. Lá, após ler a biografia de São Francisco Xavier, foi a vez de Guido abraçar um sonho: ir para a China, continuar a missão do Santo. Aos dezessete anos de idade enfrentou dificuldades de saúde, era o mal da epilepsia, que quase o impediu de continuar. Rezou para Nossa Senhora com muita fé e obteve a graça para superar a doença. Em 1888 recebeu a ordenação sacerdotal. Mas foi designado para professor do seminário e depois nomeado vice-reitor. O que fez o sonho das missões no Oriente permanecer adormecido no seu coração.

Aos vinte e oito anos quando Guido Conforti já era cônego da catedral de Parma decidiu que era hora de executar seu sonho. Dois anos depois, em 1895, devido a falta de recursos, fundou a Congregação dos Missionários Xaverianos para a Evangelização dos não cristãos, hoje chamado apenas de Instituto Xaveriano. Nessa época seu pai morreu e toda a herança que recebeu, aplicou na sua Obra. Comprou uma casa onde abrigou os primeiros dezessete seminarista. Não precisou aguardar muito, em março de 1899, os dois primeiros xaverianos seguiram em missão para a China. Pouco depois, em 1902 o próprio fundador emitiu os votos religiosos e recebeu o hábito dos xaverianos, em Roma, para se dedicar só às missões.

Entretanto qual não foi sua surpresa ao ser nomeado Arcebispo de Ravena. Obediente Guido Conforti assumiu o posto. Um ano depois, por motivos de saúde, pediu à Santa Sé para poder renunciar o cargo. Voltou para Parma, onde trabalhou na consolidação da sua Obra. Ocorre que o carisma do Instituto atendia plenamente os anseios da Igreja, que nesse período estava instalando a Prefeitura Apostólica de Honan, na China. Foi então que a Santa Sé confiou essa administração ao Instituto Xaveriano, em 1906. Desde então pequenos grupos de missionários xaverianos começaram a seguir para o Oriente.

Em 1907, Guido Conforti foi novamente solicitado para o serviço episcopal. Desta vez com como auxiliar do Bispo de Parma e depois assumiu como sucessor. Administrou a diocese por vinte e cinco anos, numa intensa atividade: foram dois sínodos, cinco visitas pastorais nas trezentas paróquias. Enquanto isso o Instituto também se expandia por toda a Itália.

A alegria estampava o rosto do fundador, quando em 1912, na condição de Bispo de Parma ele consagrou nessa Catedral o primeiro Bispo xaveriano, Luigi Calza, nomeado para Cheng-Chow, na China. O Instituto se consolidava cada vez mais no mundo. Mas para que a Obra ficasse completa ele criou junto com o Padre Paulo Manna, a União Missionária do Clero, sendo eleito o primeiro presidente.

Guido Conforti viajou só uma vez para a China, em 1928, para visitar e encorajar os seus filhos xaverianos. Depois de algum tempo, ele morreu, com apenas sessenta e seis anos, no dia 05 de novembro de 1931. Mas a sua Obra floresceu em 1945, quando foi fundado o Instituto das Missionárias de Maria, ou xaverianas, pelo Padre Giacomo Spagnolo e a leiga Celestina Bottego.

No ano 1996, o Papa João Paulo II o proclama bem-aventurado. Atualmente, os xaverianos e xaverianas dirigem e trabalham em vários países de todos os continentes, inclusive no Brasil. A festa do Beato Guido Maria Conforti ocorre no dia de sua morte.

santos-zacarias-e-isabelSantos Zacarias e Isabel

Embora os nomes destes santos não estejam presentes no Calendário Litúrgico da Igreja, há muitos séculos a tradição cristã consagrou este dia à veneração da memória de São Zacarias e Santa Isabel, pais de São João Batista. Encontramos a sua história narrada no magnífico Evangelho de São Lucas, onde ele descreveu que havia no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel. Eles viviam na aldeia de Ain-Karim e tinham parentesco com a Sagrada família de Nazaré.

Foram escolhidos por Deus por sua fé inabalável, pureza de coração e o grande amor que dedicavam ao próximo. Isabel, apesar de sua santidade, era estéril: uma vergonha para uma mulher hebréia que era prestigiada somente através da maternidade. Mas foi por sua esterilidade que ela se tornou uma grande personagem feminina na historia religiosa do povo de Deus. Juntos foram os protagonistas dos momentos que antecederam o mais incrível advento da Historia da Humanidade: a Encarnação de Deus entre os homens.

Estavam velhos, com idade avançada e como não tinham filhos, julgavam essa graça impossível de ser alcançada. Foi quando o anjo do Senhor apareceu ao velho sacerdote Zacarias no templo e lhe disse que sua mulher, Isabel teria um filho que levaria o nome de João, que significa: “o Senhor faz graça”. O menino seria cheio do Espírito Santo desde a gestação de sua mãe, reconduziria muitos dos filhos de Israel, ao Senhor seu Deus e seria precursor do Messias. Zacarias inicialmente se manteve incrédulo ao anuncio celeste do nascimento de um filho pelo qual havia rezado com tanto ardor; para que pudesse crer precisou de um sinal: ele ficou mudo até que João veio à luz do mundo. Na ocasião, sua voz voltou e ele entoou o Salmo profético, onde repleto do Espírito Santo profetizou a missão do filho.

Enquanto que, devido a proximidade da maternidade, Isabel, se recolheu por cinco meses, para estar em união com Deus. Os dias ela dividia em três períodos: de silencio, oração e meditação. E foi assim que Isabel, grávida de João e, inspirada pelo Espírito Santo, anunciou à Virgem Maria, sua prima, quando esta a visitou: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”.

Após o nascimento de João, Zacarias e Isabel se recolheram à sombra da fama do filho, como convém aos que sabem ser o instrumento do Criador. Com humildade, se alegraram e se satisfizeram com a santidade da missão dada ao filho, sendo fieis a Deus até a morte.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Últimas Postagens

Destaques