PEDROALTINO.COM.BR

Temas católicos, Liturgia diária, Salmos, Santos do dia.

Oração Eucarística VIII

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Oração Eucarística VIII
(Sobre reconciliação 2 – Missal, página 871)

PR: Nós vos agradecemos, Deus Pai todo-poderoso, e por causa de vossa ação no mundo vos louvamos pelo Senhor Jesus. No meio da humanidade, dividida em contínua discórdia, sabemos por experiência que sempre levais as pessoas a procurar a reconciliação. Vosso Espírito Santo move os corações, de modo que os inimigos voltem à amizade, os adversários se dêem as mãos e os povos procurem reencontrar a paz.

PR: Sim, ó Pai, porque é obra vossa que a busca da paz vença os conflitos, que o perdão supere o ódio e vingança dê lugar à reconciliação. Por tudo de bom que fazeis, Deus de misericórdia, não podemos deixar de vos louvar e agradecer. Unidos ao corro dos reconciliados, cantamos (dizemos) a uma só voz:

AS: Santo, santo, santo…

PR: Deus de amor e de poder, louvado sois em vosso Filho, Jesus Cristo, que veio em vosso nome. Ele é a vossa palavra que liberta e salva toda a humanidade. Ele é a mão que estendeis aos pecadores. Ele é o caminho pelo qual nos chega a vossa paz

AS: Fazei-nos, ó Pai, instrumentos de vossa paz!

PR: Deus, nosso Pai, quando vos abandonamos, vós nos reconduzistes por vosso Filho, entregando-o à morte para que voltássemos a vós e nos amássemos uns aos outros. Por isso, celebramos a reconciliação que vosso filho nos mereceu. Cumprindo o que ele nos mandou, vos pedimos: santificai, † por vosso Espírito, estas oferendas. Antes de dar a vida para nos libertar, durante a última ceia, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças e o entregou a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI:
ISTO É O MEU CORPO,
QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI:
ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE,
O SANGUE DA NOVA E ETERNA
ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO
POR VÓS E POR TODOS,
PRA REMISSÃO DOS PECADOS.
FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

AS: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

PR: Ó Deus, Pai de misericórdia, vosso filho nos deixou esta prova de amor. Celebrando a sua morte e ressurreição, nós vos damos aquilo que nos destes: o sacrifício da perfeita reconciliação.

AS: Glória e louvor ao Pai, que em Cristo nos reconciliou!

PR: Nós vos pedimos, ó Pai, aceita-nos também com vosso Filho e, nesta ceia, dai-nos o mesmo Espírito, de reconciliação e de paz.

AS: Glória e louvor ao Pai, que em Cristo nos reconciliou!

PR: Ele nos conserve em comunhão com o papa e o nosso bispo (…) com todos os bispos e o povo que conquistastes. Fazei de vossa Igreja sinal da unidade entre os seres humanos e instrumento da vossa paz!

AS: Glória e louvor ao Pai, que em Cristo nos reconciliou!

PR: Assim como aqui nos reunistes, ó Pai, à mesa do vosso Filho em união com a virgem Maria, mãe de Deus, e com todos os santos, reuni no mundo novo, onde brilha a vossa paz, os homens e as mulheres de todas as classes e nações, de todas as raças e línguas, para a ceia da comunhão eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

AS: Glória e louvor ao Pai, que em Cristo nos reconciliou!

PR: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

AS: Amém!


Oração Eucarística IX
(Crianças I – Missal, página 1.025)

PR: Deus nosso Pai, vós nos reunistes e aqui estamos todos juntos, para celebrar vossos louvores com o coração em festa. Nós vos louvamos por todas as coisas bonitas que existem no mundo e também pela alegria que dais a todos nós. Nós vos louvamos pela luz do dia e por vossa palavra que é nossa luz. Nós vos louvamos pela terra onde moram todas as pessoas. Obrigado pela vida que de vós recebemos.

AS: O céu e a terra proclamam a vossa glória! Hosana nas alturas!

PR: Sim, ó Pai, vós sois muito bom: amais a todos  nós e fazeis por nós coisas maravilhosas. Vós sempre pensais em todos e quereis  ficar perto de nós. Mandastes vosso filho querido para viver no meio de nós.  Jesus veio para nos salvar: curou os doentes, perdoou os pecadores. Mostrou a  todos o vosso amor, ó Pai; acolheu e abençoou as crianças.

AS: Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!

PR: Nós não estamos sozinho para cantar vossos  louvores. Estamos bem unidos com a Igreja inteira: com o papa Bento XVI, com o  nosso bispo (…) e com todos os nossos irmãos.

AS: Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!

PR: No céu também, ó Pai, todos cantam o vosso  louvor: Maria, mãe de Jesus, os apóstolos, os anjos e os santos, vossos amigos.  Nós, aqui na terra, unidos a eles, com todas as crianças do mundo e suas  famílias, alegres cantamos (dizemos) a uma só  voz:

AS: Santo, santo, santo, Senhor, Deus do universo! Hosana nas alturas!

PR: Pai, para vos dizer muito obrigado, trouxemos este pão e este vinho: pedimos que mandeis vosso Espírito Santo para que estas nossas ofertas se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus, vosso Filho querido. Assim, ó Pai, vos oferecemos o mesmo dom que vós nos dais.

AS: Bendito sejais, Senhor Jesus!

PR: Jesus, antes de sua morte, pôs-se à mesa com os apóstolos, tomou o pão nas mãos e, rezando, deu graças. Depois partiu o pão e o deu a seus amigos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI:
ISTO É O MEU CORPO,
QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

AS: Bendito sejais, Senhor Jesus!

PR: Antes de terminar a ceia, Jesus pegou o cálice  de vinho e agradeceu de novo. Depois o deu a seus amigos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI:
ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE,
O SANGUE DA NOVA E ETERNA
ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO
POR VÓS E POR TODOS,
PRA REMISSÃO DOS PECADOS.

E disse também:
FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

AS: Bendito sejais, Senhor Jesus!

PR: Nesta reunião fazemos o que Jesus mandou.  Lembramos a morte e ressurreição de Jesus que vive no meio de nós. Oferecemos,  também, este pão que dá a vida e este cálice da nossa salvação. Junto com  Jesus, ó Pai, entregamos a nossa vida em vossas mãos.

AS: Com Jesus, recebei nossa vida!

PR: Pai que tanto nos amais, deixai-nos aproximar  desta mesa para receber o Corpo e o Sangue do vosso Filho. Pedimos que o  Espírito Santo nos ajude a viver unidos na alegria. Ó Pai, sabemos que sempre  vos lembrais de todos. Pó isso, pedimos por aqueles que nós amamos (…) e por  todos os que morreram em vossa paz. Cuidai dos que sofrem e andam tristes; olhai  com carinho o povo cristão e todas as pessoas do mundo.

AS: Com Jesus, recebei nossa vida!

PR: Diante de tudo o que fazeis por meio de vosso  Filho, Jesus, nós vos bendizemos e louvamos.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus  Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória,  agora e para sempre.

AS: Amém!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Últimas Postagens

Destaques